Na última terça-feira (26), as diretoras e coordenadoras das Escolas Municipais de Cordeirópolis estiveram no plenário da Câmara Municipal para assistir à palestra “E agora, gestor?”, do professor e palestrante Renato Casagrande.
Fundador e presidente do instituo Casagrande, parceiro da Undime-SP, Renato ministrou a palestra sobre os desafios enfrentados por professores e demais profissionais da Educação com o retorno das aulas presenciais.
Segundo o professor, o período de quase dois anos em que os alunos estiveram fora do ambiente escolar acabou trazendo um novo cenário para a educação de todo o país. “Com a chegada da pandemia, foi preciso encontrar uma nova forma de se comunicar com os estudantes. Agora, com o retorno presencial, é necessário estabelecer novamente as relações entre professores, alunos e gestores, e para isso podemos utilizar novas dinâmicas e formas de comunicação”, explicou Casagrande.
De acordo com a primeira-dama e secretária da Educação, Angelita Ortolan, este é um momento de acolhimento, que deve ser o primeiro exercício a ser praticado nas escolas. “Agora, mais do que nunca, precisamos lembrar de tudo o que aprendemos durante um período tão conturbado”, afirmou Angelita, “Este é o momento de colocar em prática o diálogo, a resolução de problemas e a cooperação entre todos nós”.
Também esteve presente o prefeito de Cordeirópolis, Adinan Ortolan, e explicou que a tecnologia pode ser uma grande aliada nestes novos desafios. “Atuei por mais de 30 anos com educação, que é a grande paixão da minha vida, e durante este período encontrei inúmeros desafios, assim como todos os professores”, conta Ortolan, “E hoje um dos principais desafios é integrar a tecnologia em sala de aula e oferecer um conteúdo de qualidade aos estudantes, especialmente após dois anos em que as aulas foram transmitidas de forma online”.