Escola do Jardim Cordeiro receberá plataforma Google para educação

A secretária de Educação, Angelita Ortolan, anunciou nesta semana, que será lançado na Escola Municipal Maria Aparecida Pagoto Moraes, a plataforma Google for Education. A escola será a primeira do município a receber este programa educacional, que servirá de modelo para as demais redes de ensino em Cordeirópolis. Este projeto tem a intenção de inovar e buscar melhorias no desempenho dos estudantes por meio de ferramentas online, acessadas por meio de um “Chromebook”, computadores portáteis ligados à internet que armazenam documentos em nuvens, sem ocupar a memória do equipamento.

A coordenadora de Informática, Fernanda Bobbo Gardezani, explica que as atividades com os professores de todas escolas municipais iniciaram-se no mês de agosto, com as oficinas de capacitação para conhecimento e desenvolvimento de atividades dos aplicativos da Plataforma Google e, comentou que a implantação ocorrerá neste próximo mês. “Estive visitando a Escola Maria Aparecida acompanhada da equipe pedagógica da empresa Nuvem Mestra, que é a representante do Google for Education do Brasil, neste processo de implantação. O próximo passo, após a chegada dos Chromebooks, é auxiliar os professores de sala de aula a enriquecer a aula com a utilização de ilustrações, vídeos, trocas de informações em tempo real”.

Ainda de acordo com Fernanda, a escolha da escola foi concretizada pelos próprios membros do Google. “Após estudos concluímos que a escola tem um amplo espaço físico, o que é essencial para a implantação do projeto. Seguindo a linha do ensino colaborativo, as aulas podem começar antes mesmo de entrar na sala de aula, com rodas de conversa para a apresentação dos temas a serem desenvolvidos durante o dia. Lembrando que estaremos iniciando o trabalho com os alunos dos 5º anos e nas demais escolas a previsão para o começo do projeto é início do ano letivo de 2018”, concluiu.

Para a secretária de Educação, Angelita Ortolan, um dos principais objetivos desta gestão é qualificar a educação em Cordeirópolis, transformando as escolas em um local dinâmico, organizado e que auxilie no processo de aprendizagem. “Nossa intenção é explorar novas formas de ensino e estimular novos processos sensoriais de alunos e professores. Fazendo uma conexão entre a comunidade escolar e a comunicação digital”, comentou a secretária.