O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) fiscaliza os recursos federais destinados à merenda escolar e garantir as boas práticas sanitárias e de higiene dos alimentos nas instituições de ensino.
Instituído por medida provisória, posteriormente ele passou a ser previsto pela lei nº 11.947/2009, que regulamenta a Alimentação Escolar. Sua criação está relacionada à descentralização dos repasses do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Ministério de Educação (MEC), que passaram a ser feitos diretamente aos municípios e estados sem a necessidade da realização de convênios e acordos similares, visando dar maior agilidade ao processo.
Composto de representantes da sociedade civil, de trabalhadores da Educação, de pais e de alunos, cabe ao órgão analisar uma série de ações, que incluem desde a produção dos alimentos até a prestação de contas dos gastos relacionados ao assunto. Também é tarefa do CAE emitir um parecer anual sobre o uso desses recursos pela rede de ensino – trabalho que exige precisão, já que é com base nesse relatório que será determinada a continuidade ou a interrupção dos repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a alimentação escolar.
Ano de Criação do Conselho: 1995 através do Decreto 1816/1995
Regimento Interno: Lei nº 11.947/2009
Gestão Atual: 2021 à 2025 (Decreto nº 6.349/2021)
Presidente: Maria Luisa Sereia
Vice-Presidente: Márcio Ismael Ferreira
Representantes do Poder Executivo
Titular: Maria Elisa Vitte de Souza
Suplente: Maria Aparecida Bragotto de Castro Wolf
Representantes dos Profissionais da Área de Educação
Titular: Elaine Cristina Varize Barbosa Baltieri
Suplente: Layza Beatriz de Oliveira
Titular: Maria das Graças de Souza
Suplente: Rita de Cássia Cerne
Representantes dos Pais de alunos
Titular: Dayane Arlinda Serafim de Medeiros Conceição
Suplente: Daiana Daniela Tamiazo Previatti
Titular: Fabiani Paschoalin Massa
Suplente: Lilian Cristina Zambuzi Dionizio
Representantes da Sociedade Civil
Titular: Vitor Andre Paiola
Suplente: Claudinéia Aparecida Bocato Schmidt
Titular: Márcio Ismael Ferreira
Suplente: Benedito José Ramos
Decreto nº 6855/2024 – Convalida com efeito retroativo a inclusão e exclusão de nomes de membros do Conselho de Alimentação Escolar
Portaria nº 12416/2023 – Inclusão e substituição de membros
Decreto nº 1816/1995 – Cria o Conselho de Alimentação Escolar
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.