Estradas Municipais de Cordeirópolis recebem o nome das nonas de Cascalho

Na manhã do último domingo (26), algumas das estradas municipais deixaram de ser um corredor numerado para fazer parte da “Rota das Nonas”, em mais uma ação em comemoração ao aniversário de 74 anos da cidade.

Desenvolvido com o apoio das Secretarias de Governo, Segurança e Mobilidade Urbana, o projeto busca homenagear as famílias italianas por toda a contribuição ao progresso de Cordeirópolis, de forma a manter viva a história dessa comunidade e do bairro de Cascalho.

Como foi destacado pela vice-prefeita, Fátima Celin, as nonas se fazem presentes até hoje, através de seus filhos, netos e bisnetos. “Precisamos lembrar da firmeza e resiliência dessas mulheres que deixaram sua terra natal, sem saber o que encontrariam aqui, e tiveram força para construir a nossa história e a nossa cidade”, afirma a vice-prefeita, “Por isso, as nonas são um exemplo de fé, trabalho e cuidado para todos nós”.

De acordo com o prefeito, Adinan Ortolan, este foi um trabalho em conjunto com a Associação Trevisani Nel Mondo, que fez o levantamento das famílias e do local onde residiam, e da Câmara Municipal, que aprovou o projeto. “Para estabelecer ainda mais identidade, cada uma das estradas que recebem o nome das nonas se encontra próximo ao local onde elas construíram suas famílias” explica o prefeito, “Afinal, a homenagem às mulheres abarca toda a família e seus descendentes”.

“Além disso, a nossa ideia é expandir o projeto para outros bairros, homenageando os migrantes paranaenses, mineiros, maranhenses e os demais que contribuíram grandemente para a construção de Cordeirópolis”, finaliza.

??❤ Foram homenageadas as famílias e suas nonas:

Angela Celotti; Clotilde Celeghin Ragazzo; Giovanna Batistella Peruchi; Hypollitta Fantuz Bertanha; Luigia Gava Zanetti; Luzia Barberato Ventura; Maria Brambilla Ferreira; Marina Nobre Amarante Levy; Marina Ravanesi Mercuri; Rita Chiaradia Zorzo; Tereza De Giuste Rosada.