Evento histórico em Cordeirópolis marca a assinatura do contrato para a construção da nova represa

Após uma demanda histórica de mais de 40 anos, finalmente será construída em Cordeirópolis a nova represa de abastecimento do município. Em uma solenidade que ocorreu na última segunda-feira (26) junto a Superintendência da Caixa Econômica Federal, foi assinado pelo prefeito, Adinan Ortolan e a superintendente Regional da Caixa, Cecília Helena Bomfim o contrato de liberação de recurso de R$ 12.548.968,92 milhões a serem revertidos em obras e infraestrutura da construção da Represa Santa Marina.

O evento reuniu mais de 250 pessoas no plenário da Câmara Municipal e na mesa diretiva estava presente o prefeito municipal, Adinan Ortolan, a vice-prefeita, Fátima Celin, o deputado Federal, Miguel Lombardi, a superintendente Regional da Caixa, Cecília Helena Bomfim, o gerente da filial de Governo da Caixa, Márcio Antonio de Paula Capato, o secretário de Obras e Planejamento, Osmar da Silva Júnior, o presidente do SAAE e secretário de Serviços Públicos, Luiz Carlos da Silva e representando o Poder Legislativo a vereadora, Cássia de Moraes. Na ocasião estiveram também presentes os ex-prefeitos, ex-vereadores, ex-presidentes do SAAE, além dos proprietários da área que será construída a represa, que está localizada às margens da Rodovia Washington Luís (SP-310).

O prefeito, Adinan Ortolan explica que a construção terá uma capacidade de reter mais de 1,5 milhão de metros cúbicos de água e pretende abastecer a cidade por até um ano em período de estiagem, e que a meta é iniciar as obras no início de 2019 e concluir entre 18 e 24 meses. “Atualmente, a cidade é abastecida pela Represa de Cascalho e o Córrego do Ibicaba. Porém, todas as vezes que há uma crise hídrica ou uma diminuição das chuvas, nós ficamos em estado de alerta. Então este é um problema crônico de pelo menos uns 40 anos que será solucionado, graças ao apoio de muitas pessoas que tornarão este projeto uma realidade e que em breve trará mais qualidade de vida para a população, garantindo crescimento com sustentabilidade. Com esse passo, nossa expectativa é que a licitação seja aberta nas próximas semanas e a obra seja iniciada no mês de março”, relatou o prefeito.

Ainda de acordo com prefeito, foram dezenas de viagens até Brasília. Por muitas horas a equipe de gestão se dedicou para conseguir as licenças e documentos necessários, além de várias reuniões e articulações, entre elas com a participação fundamental do deputado federal, Miguel Lombardi, que também esteve presente no evento e comentou sobre colaboração com este projeto. “Hoje é um momento histórico para a população de Cordeirópolis. A assinatura do contrato de mais de R$ 12,5 milhões com a Caixa é a garantia de que a nossa cidade não sofrerá um ‘apagão’ no abastecimento de água nos próximos anos. Foi um trabalho duro e exigiu muita força política em Brasília para obtermos este recurso. Mas o resultado está aí! Estou feliz por ter ajudado a nossa cidade a conquistar este benefício. Parabenizo o prefeito Adinan pela dedicação e seriedade com que vem trabalhando pela nossa gente”, ressaltou o deputado.

 

Pular para o conteúdo