Funcionária da Prefeitura tem artigo científico publicado em jornal internacional

Na semana passada, a cordeiropolense, Mestre em Física Aplicada, Luiziana Gonzaga, que atua como escriturária na Secretaria de Administração, teve um artigo científico de sua autoria publicado no Journal of the American Ceramics Society (JACerS), um importante periódico mensal que reúne produções científicas de autores de todo o mundo.

O artigo é um dos frutos de sua dissertação de mestrado em Física Aplicada pela Unesp de Rio Claro e trata basicamente da pesquisa de novos materiais, no caso, a obtenção de pigmentos à base de oxido de cério (CeO2), para compreender suas propriedades e determinar fatores para aplicação na indústria.

“Estes materiais mereceram atenção por apresentarem cores intensas, reprodutíveis e controláveis, além de baixa toxicidade em comparação com alguns dos pigmentos de coloração amarela e vermelha utilizados atualmente na indústria”, explicou Luiziana.

O artigo foi produzido com a colaboração de outros pesquisadores da área, o professor Dr. Alexandre Mesquita, da Unesp de Rio Claro, orientador do trabalho e que também reside em Cordeirópolis, Maria Inês Basso Bernardi, da USP de São Carlos, Vinicius Tadeu Santana, Jakub Hrubý e Petr Neugebauer, do Central European Institute of Technology (CEITEC), da República Tcheca.