Após o pronunciamento do governo de São Paulo sobre a alerta do aumento de internações em UTIs por casos do coronavírus na região de Piracicaba, os municípios que integram o Departamento Regional de Saúde (DRS) terão que voltar a fechar o comércio não essencial na próxima semana. Esta medida inclui Cordeirópolis que também regrediu para a fase 1 (vermelha).
A medida de emergência foi tomada por conta do aumento dos casos de coronavírus na cidade e na região. O prefeito, Adinan Ortolan, lembrou que no município já são 643 casos confirmados e que a taxa de ocupação dos leitos de U.T.I de cidades próximas, como Piracicaba e Limeira está em 88,92%. “Por conta do agravamento da situação, iremos cumprir o decreto Estadual que determina o novo fechamento do comércio e reforça medidas de fiscalização de circulação de pessoas a partir do dia 20”, relatou.
Adinan enfatizou que a colaboração de todos neste momento difícil é primordial, reforçando a necessidade do uso de máscaras, distanciamento pessoal e lembrando de não promover eventos particulares em casa ou em chácaras. “Nos últimos sete dias a situação tem se agravado muito, estamos no pior momento desta doença e vamos fazer o possível, porém não podemos estar em todos os lugares ao mesmo tempo para fiscalizar. Contamos com a colaboração e responsabilidade de todos”, disse o prefeito.