Guarda Civil oferecerá sistema online para registro de acidente de trânsito em Cordeirópolis

Sistema estará disponível a partir do dia 11 de abril

A população de Cordeirópolis passará a contar com um sistema online para registro de acidentes de trânsito sem vítima, sistema este conhecido como Declaração de Acidente de Trânsito (DAT), através de convênio entre o Centro de Monitoramento da Guarda Civil e a Polícia Rodoviária Federal.

De acordo com o secretário de Governo e Segurança, Dalton Cais, a ferramenta visa agilizar os procedimentos para registro da ocorrência através do próprio cidadão. “Este procedimento pode dispensar a presença das viaturas da Polícia Militar ou da Guarda Civil no local do acidente, que em algumas ocasiões, devido aos atendimentos, podem demandar certo tempo para comparecer no local para elaboração”, explica o secretário.

O sistema é muito simples e qualquer cidadão poderá acessar através do link: https://dat.cordeiropolis.sp.gov.br disponível também na página da Prefeitura Municipal pelo site www.cordeiropolis.sp.gov.br onde deverá localizar o link correspondente e assim registrar a ocorrência do acidente de trânsito, válido apenas para ocorrências de acidentes sem vítima.

O coordenador do Sistema de Monitoramento, Leonardo Maximiliano, explica que o registro da ocorrência será automaticamente encaminhado ao setor responsável da Guarda Civil, que realizará a análise e validará o registro, que terá a mesma validade jurídica dos demais Boletins de Ocorrências já existentes da Polícia Civil e Militar.

“Neste momento, os técnicos dos órgãos responsáveis estão finalizando testes para que no próximo dia 11 de abril o sistema esteja disponível para a população cordeiropolense”, relatou o Guarda.