Inclusão na Educação foi tema da palestra realizada para o curso de pedagogia

Na noite desta quinta-feira (07) os alunos do curso de pedagogia, do Pólo Anhanguera, localizado na Escola Professora Maria Aparecida Pacoto de Moraes acompanharam a palestra sobre a Inclusão na Educação, que integrou a Semana de Valorização, Direitos e Potencialidades da pessoa com Deficiência. A palestra foi conduzida pela coordenadora de Educação Física e Apoio à Inclusão, Stefania Menezes, que comentou sobre o retorno positivo dos alunos durante o encontro. “Este bate-papo contribuirá para aperfeiçoar ainda mais o estudo desses alunos, além de direcionar um melhor entendimento no que se refere ao comportamento das pessoas e, assim perceber quais são as melhores formas de interagir com as pessoas com deficiência”, disse a professora.

Na ocasião, a palestra teve como objetivo principal abordar temas inerentes à inclusão escolar. “Iniciei falando da visão histórica, passei pelas Leis que embasam a inclusão escolar, abordei questões pedagógicas como adaptação e flexibilização curricular, aprovação X reprovação, atendimento educacional especializado, equipe multiprofissional, entre outros. Finalizei com um texto reflexivo sobre o assunto, firmando a ideia de que a empatia e a sensibilidade precisam ser a porta de entrada para uma inclusão de excelência”, destacou.

O encontro contou com a presença de professores, além dos alunos do curso de pedagogia. A aluna, Priscila da Silva, participou do encontro e falou da importância do tema, já que é de interesse geral. “A palestra foi muito interessante! É um assunto válido que nós conseguimos identificar no dia a dia. O nosso objetivo agora é compartilhar esse conhecimento quando sairmos daqui como professoras, a fim de praticar com os nossos futuros alunos”, pontuou a aluna.

Pular para o conteúdo