Mais de 350 alunos da rede municipal participam de atividade especial em Cascalho

O tradicional bairro de Cascalho foi o ponto de encontro de mais uma edição da Semana Italiana com os alunos da rede municipal de ensino. As tradições, a elegância, a música e a dança marcaram esta linda manhã através das lembranças trazidas pelos imigrantes e seus descendentes que chegaram em Cordeirópolis a mais de 100 anos.

Nesta terça-feira (09), mais de 350 estudantes das seis escolas da rede municipal e os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) participaram do projeto “Manhã em Cascalho”. O evento promovido anualmente pela Associação Trevisani Nel Mondo, juntamente com a Secretaria de Educação, contou com a presença da secretária de Educação, Angelita Ortolan, da coordenadora do Ensino Fundamental, Eliane Boteon Pezzatti, do vereador, Geraldo Boteon, além da presença de pais, professores e moradores de Cascalho.

A visita foi monitorada e acompanhada por funcionários das escolas e professores envolvidos no projeto. A princípio, todos receberam os cumprimentos dos moradores da comunidade, incluindo os membros da equipe da Associação Trevisani Nel Mondo. Em seguida, os grupos acompanharam a abertura das festividades com a execução dos hinos brasileiro e italiano. “A celebração leva as crianças a diferentes reflexões sobre a presença dos imigrantes que chegaram em Cascalho a partir de 1893 e ajudaram a construir a nossa cidade. Aqui eles deixam até hoje exemplos como respeito a família, vontade de trabalhar, além dos costumes e tradições que podem ser revividas nesta Semana Italiana”, relatou a secretária, Angelita Ortolan.

Canções marcantes da cultura italiana como La Solitudine, Speranza, Funiculí Funiculá, Gatto Nero, La Traviata, foram homenageadas pelos alunos através das danças coreografadas por cada escola. “Essa experiência se torna momentos inesquecíveis para os alunos que viajaram no tempo e conheceram um pouco da origem de Cordeirópolis. Além das danças que cada escola apresentou, os estudantes puderam prestigiar a brilhante atuação do Grupo de Dança Italiana e do Coral da Associação e da bela apresentação do senhor Geraldo Picolini, com sua sanfona que abrilhanta todos os anos esta linda festa”, relatou a coordenadora, Eliane Botion.