Mais de mil pessoas são atendidas por mês no Centro de Fisioterapia de Cordeirópolis

Para promover o atendimento com mais qualidade e conforto aos usuários do sistema público de saúde, a Prefeitura de Cordeirópolis reestruturou o Centro Municipal de Fisioterapia “Adriana Botion”, que conta com diversos serviços para atender a demanda da população. Bicicleta ergométrica, aparelhos para analgesia, macas, barra paralela e outros acessórios para cinesioterapia (bolas, pesos e faixas, entre outros) são alguns dos equipamentos oferecidos aos 60 atendimentos diários e cerca de mil ao mês, distribuídos entre os períodos manhã e tarde.

De acordo com a secretária de Saúde, Jordana Cassetário, o Centro de Fisioterapia trabalha a prevenção, reabilitação e reintegração do paciente, visando devolver a máxima independência funcional do mesmo, incentivando a sua qualidade de vida. “Atualmente contamos com cinco profissionais e uma estagiária que desenvolvem um excelente trabalho nas áreas de cinesioterapia, eletroterapia, mecanoterapia, manobras respiratórias, abrangendo também a fisioterapia neurológica, respiratória, ortopédica e fisioterapia em geriatria”, contou Jordana.

Para utilizar os serviços, em especial os de fisioterapia e hidroterapia, o cidadão precisa ter em mãos alguns documentos. “Os atendimentos são realizados mediante a avaliação feita no setor, para isso o paciente precisa do encaminhamento médico e cartão do SUS e nos casos de atendimento domiciliar, basta apresentar o mesmo encaminhamento, porém com a observação que o paciente precisa ser atendido em casa. O programa de tratamento é prescrito pelo profissional e elaborado de maneira individual, podendo variar de acordo com a patologia, estado geral do paciente entre outras variáveis (observadas pelo fisioterapeuta na avaliação). Portanto, desenvolvemos um trabalho totalmente voltado para a necessidade de cada cidadão, visando sua melhor reabilitação e bem-estar geral”, explicou o coordenador do setor de Fisioterapia, Alceu Guimarães.

Veículo próprio

Com a renovação da frota da Secretaria, o Centro também foi beneficiado, pois os pacientes que precisam de transporte para seu tratamento, o Centro disponibiliza o automóvel Doblô de sete lugares, adequado para as necessidades dos pacientes e do setor.

Horário de funcionamento

O Centro de Fisioterapia funciona das 7h às 16h e está localizado na Rua Toledo Barros, 422 – Centro. Mais informações: 3546-9421.