Mês da mulher inicia com encontro e homenagens nesta quinta-feira (08)

Os sorrisos, abraços e muita conversa sobre a busca de direitos igualitários para as mulheres, marcaram o encontro que ocorreu na manhã desta quinta-feira (08) no Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Cordeirópolis. Com um único objetivo: homenagear todas as mulheres do município, neste dia que é celebrado e também lembrado o quão todas elas conquistaram ao longo dos anos o seu espaço na sociedade. Diante disso, foi aberta oficialmente pela secretária da Mulher e Desenvolvimento Social, Elaine Siqueira, a programação de atividades voltadas às mulheres que ocorrerá ao longo deste mês de março.

Para participar deste encontro foram convidadas para compor a mesa, a vice-prefeita, Fátima Celin, a Secretaria da Mulher e Desenvolvimento Social, Elaine Siqueira, a ex-presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Adriana Leme, a secretária de Educação e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Angelita Ortolan, a secretária de Saúde, Jordana Cassetário e a vereadora representando o legislativo, Mariana Tamiazo. Além disso, estavam presentes as alunas e professores do Programa Emergencial de Auxílio ao Desemprego (PEAD), os grupos da terceira idade, além das servidoras públicas e outros convidados.

Antes de dar inicio ao evento, a secretária, Elaine Siqueira, apresentou um vídeo no qual diversas mulheres contaram um pouco a sua trajetória de vida. “Gostaria de pedir uma salva de palmas a essas mulheres guerreiras e, assim como as que estão aqui no dia de hoje. Eu me sinto comtemplada por essas histórias! Muito obrigada pela presença de vocês e que tenhamos um ótimo evento. Convido a todas e todos a participarem conosco de nossas atividades”, reforçou Elaine.

A vice-prefeita, Fátima Celin, homenageou as mulheres, além de fazer uma reflexão sobre as dificuldades que todas enfrentaram para chegar onde estão hoje. “Se pararmos para pensar cada um tem uma caminhada diferente. Acredito que cada uma de nós teve uma luta muito grande desde criança, para que pudéssemos estar aqui nesta nova fase de nossa vida. Sei que todas nós acreditamos que as coisas podem melhorar e, aos poucos construiremos esse amanhã, pois é partir do que fizemos ontem que teremos uma cidade melhor e, assim, a nossa voz será cada vez mais ouvida”.

Nesta manhã ocorreu também a posse das novas conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres. Na oportunidade, a ex-presidente do Conselho, Adriana Leme, deu boas vindas às novas representantes e falou da importância de manter o Conselho no município. “É essencial à participação de todas nós no conselho da mulher, pois o coletivo que fortalece nossas ações e através dessas lutas que iremos conseguir nossos direitos. Sendo assim, sejam bem-vindas e que vocês consigam dar continuidade a este trabalho”, declarou.

Durante o encontro, o público presente assistiu à palestra com o tema: Participação Social e Cidadania das Mulheres, ministrada pela promotora Legal Popular, Magali Mendes. Amanhã tem mais! Confira a programação:

09/03 – às 8h30 – Teatro Municipal – Encontro de Mulheres: Fortalecendo potencialidades. Apresentação musical, roda de conversa e plantio no Jardim Cordeiro;
10/03 – 8h às 14h – Unidade Básica de Saúde de Cascalho: Virada da Saúde: Enfoque especial na saúde da mulher;
10/03 – Praça Central: Show “Ao som delas” – às 19h. Ana e Rodrigo, às 20h. Ellem Rodrigues e Banda Imã às 21h;
18/03 – Praça Central: Show “Ao som delas” – às 19h. Acusticamente, às 20h. Eloá; às 21h. Debora e Emanoel;
19 à 23/03 – 1ª Semana da Nutrição e Alimentação Saudável – atividades de valorização da mulher.