Mirante da Represa de Cascalho passa por reforma e revitalização

No último domingo (26), em mais uma comemoração ao aniversário de 74 anos de Cordeirópolis, foi inaugurada a reforma do Mirante, localizado às margens da Represa de Cascalho.

Anteriormente, a construção servia como abrigo para as máquinas que promoviam a captação e o bombeamento da água da represa, inicialmente utilizada para abastecer a cidade de Limeira, no início da década de 20, e posteriormente para o abastecimento de Cordeirópolis.

Com a reforma, o Mirante passou a ter um subsolo com aproximadamente 3.5m de profundidade, onde ficavam as bombas de água, um térreo com acesso ao subsolo, uma escada externa que leva ao primeiro andar, onde se localizava o transformador, e uma segunda escada, com acesso ao mirante e uma linda vista da represa.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Nivaldo Menezes, a revitalização deste espaço histórico foi possível graças ao trabalho em conjunto de sua Secretaria com a Secretaria de Cultura e o SAAE. “Nossa equipe dá suporte às demais com o uso do maquinário, que permite a limpeza e reforma do local”, explicou o secretário, “Especialmente no mirante, foi um desafio para todos nós restaurar uma parte tão importante da história de Cascalho e de todo o nosso município”.

Segundo o secretário de Cultura, Turismo e Eventos, Paulo Martimiano, essa ação só tem a acrescentar, pois, além de contribuir com o turismo da cidade, também reflete a manutenção da história e do patrimônio público de Cordeirópolis. “Em Cascalho, através da Associação Trevisani Nel Mondo, temos um resgate histórico muito grande, e é uma honra para nós termos toda essa riqueza cultural, que pode ser vista na Praça do bairro, na igreja, no cemitério e, agora, no mirante”, afirmou o secretário.

Além disso, a vice-prefeita, Fátima Celin, destacou o trabalho de toda a comunidade, que também se envolveu nesse projeto. “De forma moderna e inovadora, nós seguimos resgatando a identidade do nosso povo e valorizando Cordeirópolis, contando com a participação dos trabalhadores e das instituições do município”, pontuou Fátima.

Para finalizar, o prefeito, Adinan Ortolan, relembrou que este espaço fez parte da infância de muitos moradores de Cascalho, que agora podem voltar a aproveitar o local e contemplar a vista do mirante. “A partir de hoje, este é um novo espaço de lazer e cultura para as famílias e escolas de Cordeirópolis e região, além de fazer parte da rota dos ciclistas”, afirmou Ortolan, “Ou seja, é um espaço de todos nós, por isso, aproveitem!”.