NOTA OFICIAL – SECRETARIA DA SAÚDE

A Secretaria de Saúde de Cordeirópolis vem por meio deste comunicado esclarecer alguns questionamentos levantados nas redes sociais a respeito da faixa etária atualmente vacinada em nosso município.

O Plano de Vacinação desenvolvido pelo Programa Nacional de Imunização, em cooperação com o comitê de especialistas da Câmara Técnica, é baseado em princípios similares aos estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), bem como nas considerações sobre a viabilização operacional das ações de vacinação.

Importante ressaltar que Cordeirópolis tem feito uma ampla divulgação da imunização desde janeiro, data da chegada das primeiras doses, o que levou, felizmente, à alta adesão da população à vacina e principalmente ao cuidado de nunca ter deixado faltar a vacina para o cidadão que ainda irá tomar a segunda dose.

Por essa razão, nossa equipe tem promovido vários mutirões, não somente por idade, mas também para todos os grupos com comorbidades, gestantes, lactantes, profissionais da Educação e Segurança. Para que isso fosse possível, o trabalho e a dedicação têm sido os principais lemas dos profissionais que estão se dedicando no combate ao vírus há mais de 18 meses em nossa cidade.

Considerando este momento em que não há ampla disponibilidade da vacina no mercado mundial, o objetivo principal da vacinação é reduzir a mortalidade pela covid-19, de forma que existe a necessidade de serem estabelecidos grupos prioritários. O Plano de Vacinação também exige diferentes estratégias, levando em conta a realidade de cada município e a distribuição das doses para diferentes grupos e faixas etárias, e foi a partir daí que Cordeirópolis definiu sua estratégia de vacinação.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

É importante ressaltar que cada cidade apresenta demandas específicas e quantitativos de recebimento de doses aplicadas à sua realidade. A Secretaria de Saúde ainda responde semanalmente ao Tribunal de Contas da União, ao Ministério Público e à Secretaria Estadual de Saúde sobre o balanço de doses aplicadas, doses recebidas e estoque disponível. Também se faz necessário esclarecer que a vacina da COVID tem uma plataforma online específica de controle das doses recebidas, sendo necessário o lançamento de doses perdidas (caso haja) e doses aplicadas (essas por sua vez identificadas por CPF).

Mantendo o padrão de qualidade no atendimento, com eficiência e com os princípios da ética na prestação do serviço à comunidade, continuaremos na luta contra a Covid-19 em nossa Cordeirópolis.

*Assim que mais doses chegarem, avançaremos nas faixas etárias, afim de atingir nosso objetivo de vacinar todas as pessoas acima de 18 anos de nosso município.

Pular para o conteúdo