Em 2016, foram 1.102 atendimentos; no ano passado, número subiu para 8.183
Nos últimos três anos, os munícipes não tiveram problemas para conseguir atendimentos odontológicos gratuitos e de qualidade, oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em nosso Centro Odontológico e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Com investimento e foco nesta área desde o início da atual gestão, o número de atendimentos foi crescendo ano a ano e, em 2019, foram contabilizados 8.138, superando em 743% os 1.102 realizados em 2016.
A facilidade em conseguir uma consulta com dentista pôde ser sentida pela população já em 2017, quando o número de atendimentos odontológicos saltou para 4.135, sendo 375% maior que no ano anterior. Em 2018, foram 6.580 e, em 2019, o recorde de mais de 8 mil consultas no período de 12 meses.
Para este ano, a expectativa era superar a marca de 2019, mas por conta da pandemia do novo coronavírus, muitos atendimentos tiveram que ser obrigatoriamente suspensos. Mesmo assim, os esforços não cessaram e até o momento, já foram contabilizados 2.603 atendimentos, mais que o dobro de 2016.
Para que este crescimento fosse possível, a Prefeitura de Cordeirópolis reformou o Centro Odontológico e expandiu atendimento para todas as UBS. “Quando assumimos, no início de 2017, a cidade contava com este serviço em apenas três UBSs. Hoje, a população encontra o atendimento em qualquer uma das sete unidades, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), além do Centro Odontológico, que foi todo revitalizado e hoje conta com maior capacidade”, explicou o prefeito, Adinan Ortolan.
Reforma do CEO
Em 2017, foram feitas obras de melhorias no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para melhorar a capacidade e qualidade de atendimento. O local recebeu nova pintura nas áreas interna e externa, manutenção nos telhados, reparos na parte elétrica e hidráulica e retirada de infiltrações. O layout também foi modificado para melhorar o atendimento. “Hoje temos cobertura de 100% na área de odontologia e contamos com um local de trabalho muito melhor e atendemos, com muita qualidade, uma média 700 pessoas no mês”, disse a coordenadora do CEO, Cleidiane Andrade.