Obra da nova ETA está em fase de conclusão

Cada dia que passa a nova Estação de Tratamento de Água de Cordeirópolis vai recebendo novas formas, ampliação na estrutura e despertando a curiosidade de quem passa próximo ao local. Quando será entregue esta grande obra? Sim, falta pouco para a fase de conclusão e até o final deste ano a população contará com um sistema de captação de água moderno, o que irá gerar mais qualidade de vida e também economia.

Semanalmente o prefeito, Adinan Ortolan, vai até o local das obras, conversar com os engenheiros e analisar o projeto junto ao secretário de Obras e Planejamento, Marcelo Coghi. Na última semana, Ortolan foi até a nova ETA e destacou novamente que a construção virá para solucionar um dos maiores problemas relacionados à captação de água na cidade. “A obra terá uma tecnologia avançada que permitirá uma operação muito mais eficiente do que a estação que abastece o município nos dias de hoje. Com a expansão da cidade nos últimos anos é necessário pensar também no futuro, para que possamos continuar a distribuir água com qualidade para a população e também pensar nas questões ambientais, uma vez que esta construção irá gerar um menor consumo de energia elétrica, pois está localizada no ponto mais alto da cidade, o que acarretará na diminuição da perda de água e no aumento de sua capacidade”, comentou o prefeito.

Andamento da obra

No local já foi realizado toda a parte de concretagem nas estruturas de filtro, a construção do poço de lodo, a amarração das vigas, a construção da sala de química. Também foi concluído o processo de instalação de toda a tubulação que levará água para todos os bairros da cidade. A estrutura de 22 mil metros quadrados que garantirá água 100% tratada está cada vez mais próxima de ser inaugurada pela atual gestão, com um investimento de R$ 14 milhões.