A quinta-feira (05) foi de muita integração e troca de experiências no 1º dia do Seminário Regional de Municípios, que ocorreu na Câmara Municipal. Organizado pela Associação Brasileira de Municípios (ABM) a partir de uma iniciativa da União Europeia, o evento contou com prefeitos e representantes de mais de 50 cidades que compõem o sudeste do país para abordar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Nova Agenda Urbana (NAU) nos municípios brasileiros.
O projeto conta com o apoio da Associação dos Municípios de Pequeno Porte (AMPPESP), da Prefeitura Municipal e Câmara Municipal de Cordeirópolis. O encontro foi marcado por palestras sobre a aplicação dos ODS nos municípios, desde a perspectiva dos governos locais, estadual e/ou federal, da sociedade civil, organismos internacionais e também a apresentação de boas práticas municipais da Região Sudeste para a implementação da Agenda 2030 nas cidades.
Ao iniciar o evento, o prefeito de Cordeirópolis, Adinan Ortolan, falou sobre a importância deste processo e destacou alguns desafios. “Normalmente as políticas de longo prazo são as primeiras a serem extinguidas nos governos, principalmente em momentos de crise. Se olharmos para os ODS, vemos que são objetivos que demandam tempo maior que o do mandato para serem realizados, por isso é importante estarmos aqui discutindo as melhores maneiras de colocar tudo isso em prática”, destacou Ortolan que também é presidente da AMPPESP e vice-presidente da ABM.
O prefeito de São Leopoldo/RS e presidente da ABM, Ary Vanazzi, lembrou que os municípios de pequeno porte têm assumido a responsabilidade de tratar da agenda ambiental, sabendo da importância que esse assunto tem para o Brasil e para o desenvolvimento econômico e social. “Geralmente nós pensamos no planejamento do município e do Estado em períodos curtos, no máximo quatro anos, que é o tempo de governo. Aqui, estamos tentando fazer algo diferente, que é mudar a ideia de que os gestores não precisam começar algo e terminar em seu mandato e, sim, pensar em algo permanente para a cidade e Estado”, lembrou o presidente.
O evento contou com a participação da presidente da Câmara Municipal, Cássia de Moraes, diretor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Murilo Gaspardo, coordenador Técnico e Geral do Projeto “Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável”, Eduardo Pereira e Gilmar Dominici, coordenadora da implementação da Agenda 2030, Governo do Estado de São Paulo, Ana Paula Fava, secretário-Executivo do Secretariado Regional do ICLEI para a América do Sul, Rodrigo Perpétuo, coordenadora de Mobilização do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart e coordenador de projetos do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), Guilherme Barbosa Checco.
Também participaram do seminário conduzindo as palestras, a prefeita de Francisco Morato/SP, Renata Sene, secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Extrema/MG, Paulo Henrique Pereira, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo da Prefeitura de Itabira/MG, José Don Carlos Alves Santos, diretor de Planejamento da Secretaria de Planejamento e Finanças da Prefeitura de Atibaia/SP, Maurício da Silva Tenório, coordenadora Especial de Planejamento Estratégico da Prefeitura de Atibaia/SP, Viviane Cocco, coordenadora de Programas Especiais da Prefeitura de Cordeirópolis/SP, Fernanda Gardezani, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, Marco Penido, assessor de gabinete da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, Ivan Mello e o superintendente do SENAI/SP, Ricardo Terra.
A programação continuará nesta sexta-feira (06), a partir das 8h30, na Câmara Municipal com palestras sobre os mecanismos de financiamento disponíveis e como acessá-los para a execução de projetos alinhados às metas dos ODS e da NAU no contexto dos municípios brasileiros.