Pelotão Ambiental de Cordeirópolis resgata ave ameaçada de extinção

Na manhã desta terça-feira, em Cordeirópolis, o Pelotão Ambiental resgatou, em residência no bairro Nossa Senhora Aparecida, Rua Eloy Chaves, um “Maracanã Verdadeiro”, ave em processo de extinção no Estado de São Paulo.

A ação foi coordenada pelos GCMs Marinaldo Philomeno e Fábio Guilherme Aniceto. Inclusive, em entrevista, Aniceto ressaltou a importância da ação dos moradores em chamar o Pelotão Ambiental, pelo 153 e 3546-5838. “Enfatizamos sempre que a ação popular complementa o nosso trabalho. Ao nos acionar, os moradores ajudam a preservar espécies e, principalmente, conservar o Meio Ambiente”.

Maracanã Verdadeiro, ave em processo de extinção no Estado de São Paulo

Já o coordenador do CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) de Araras, Fábio Luiz Cassiano, que é biólogo, diz que a ave está ameaçada de extinção no Estado de São Paulo. “Em São Paulo o Maracanã Verdadeiro, que é um parente da Arara, está em processo de extinção. Existem algumas espécies em cativeiros, ou seja, no habitat natural sua reprodução é quase nula”, frisou.

Cassiano informou ainda que agora será feito uma triagem no animal, para verificar seus dados e, principalmente, suas condições para ser ou não reinserido na natureza. “O animal parece bem cuidado, ou seja, não me parece que foi retirado do seu habitat já adulto. Desta forma, será preciso avaliar. Além deste processo, vamos anilhar o animal e cadastrá-lo no site estadual”, concluiu.

Para o GCM Marinaldo Philomeno, fica a sensação de dever cumprido. “Esse é o tipo de trabalho que nos enche de orgulho. Não importa se é animal silvestre ou domesticado, em extinção ou não, mas proteger o Meio Ambiente e todo o seu entorno é o nosso trabalho”, comentou.

Importante salientar que o Pelotão Ambiental trabalha em parceria com a Secretaria de Governo e Segurança e Meio Ambiente.

Pular para o conteúdo