Praça Central de Cordeirópolis passa por uma grande transformação

O principal cartão postal da cidade, a Praça Comendador Jamil Abrahão Saad está passando por um importante processo de revitalização durante esses dias. O objetivo da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, é retomar algumas características originais que foram perdidas durante o tempo. Os funcionários trabalham a todo valor para entregá-la no dia 10 de dezembro, junto com a inauguração do Cyber Café do Google e com a abertura das Cantatas de Natal.

Conforme o prefeito, Adinan Ortolan, um dos problemas que será solucionado com a reforma é a falta de vegetação debaixo das árvores. “Devido a sombra e as atividades que ocorrem na praça, o gramado que foi plantado diversas vezes no local acabou não evoluindo. A solução que será adotada em alguns canteiros será o alteamento para evitar o pisoteamento e o plantio de folhagens e flores que sobrevivem na sombra. Gradativamente os bancos também serão trocados por assentos que têm a característica original da praça, além do coreto que terá a sua cor original”, explica Ortolan.

Se de um lado, a praça voltará às origens, de outro lado ela terá inovações como o Cyber Café do Google. “Ele será utilizado para o projeto Google for Education que está presente na educação de Cordeirópolis e pela população. O espaço funcionará das 9h às 21h e contará com os cromebooks do Google, óculos de realidade virtual e demais equipamentos de última geração que serão utilizados pelos visitantes. O sinal de wi-fi poderá ser utilizado gratuitamente em toda a praça”, conta Ortolan.

No entorno do Cyber Café que funcionará como uma lanchonete terá decks, mesas e um playground para as crianças. Já alguns canteiros centrais terão um piso ecológico especial para serem utilizados pelas pessoas. “A medida foi tomada pensando nos eventos, especialmente na festa do padroeiro, o grande número de pessoas provoca superlotação na praça. O objetivo com isso é aumentar o espaço para as pessoas ocuparem sem descaracterizar arquitetonicamente a Praça Central”.

Após a reforma, a Secretaria de Cultura promoverá shows e atividades culturais aos domingos no período da tarde. Ortolan, ainda informa que experimentalmente será fechado para o trânsito nas tardes do domingo um quarteirão que fica ao lado da praça para desenvolver essas atividades. “Todo esse investimento que ficará avaliado em torno de R$ 400 mil, vem de encontro para que a praça volte a ser o ponto de encontro da família cordeiropolense”, ressalta o prefeito.