Prefeitura alerta para o cumprimento consciente das datas de castração de animais

Devido ao descumprimento das datas para a efetuação do processo de castração gratuito por meio do credenciamento de clínicas veterinárias, a Prefeitura de Cordeirópolis, por meio da Coordenadoria de Bem-Estar Animal, informa os proprietários de cães e gatos, que entraram com pedido de castração, para que os mesmos cumpram corretamente a data agendada e desta forma, deem sequência ao procedimento para não prejudicar outros animais que estão na lista de espera.

A coordenadora de Bem-Estar Animal, Regiane Carolina Franco, ressaltou que este procedimento tem diminuído o número de animais abandonados nas ruas do município, pois os animais são castrados, tatuados e cadastrados em um banco de dados em que o município tem acesso em caso de perda ou abandono. Porém, alguns proprietários dos animais não tem comparecido aos agendamentos, o que tem gerado transtorno. “O cidadão que agenda a cirurgia e não comparece no dia, deixa de realizar a castração e consequentemente atrasa outro animal que aguarda na fila de espera. Portanto, pedimos para que compareçam na data correta. Caso não puder comparecer, é necessário informar a Coordenadoria de Bem-Estar Animal com antecedência para que a solicitação seja marcada em outra data”.

Aos proprietários que descumprirem este prazo, a coordenadora alerta. “Após o agendamento, se o proprietário não comparecer no dia da cirurgia, o mesmo passará a vaga de seu animal para o próximo cão ou gato que estiver na fila. Este dono deverá ligar no telefone 3556-9900 e aguardar novo agendamento”.

Para os responsáveis que ainda não fizeram a solicitação e desejam castrar seus animais, o pedido para realização da avaliação social é realizado na Central de Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Lembrando que este serviço é destinado à população de baixa renda (definida pelo decreto n° 6.135, de 26 de junho de 2007), para animais de rua, animais comunitários e para quem fez a adoção através da ONG.