Prefeitura aumentará o rigor no combate ao vandalismo

Começamos o ano com alguns casos de vandalismo em Cordeirópolis, o que motivou a Prefeitura a intensificar o patrulhamento da Guarda Municipal. Outro aliado na identificação dos responsáveis por danos ao patrimônio público será o monitoramento feito pelas câmeras de vigilância presentes em pontos estratégicos da cidade. “Esta tecnologia tem nos ajudado muito no controle das ações de roubo e furto, e agora também é utilizada na identificação dos vândalos”, destacou o secretário de Segurança, Nivaldo Menezes.

De acordo com o guarda municipal responsável pelo Centro de Monitoramento, Leonardo Maximiliano A. da Silva, em alguns casos foi possível a identificação dos vândalos e consequentemente o indiciamento. “É importante lembrarmos que o ato de vandalismo é previsto no código penal, contra bens particulares ou públicos. No caso de bens públicos, quando danificados por ato de vandalismo e em situação de flagrante, o indivíduo é preso e colocado à disposição da justiça”, explicou.

O que diz a Lei?

O Código Penal Brasileiro define o crime de dano no artigo 163. “Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia, prevendo pena de detenção, de um a seis meses, ou multa. Como nossa cidade possui câmeras de vigilância e conta também com outras particulares, integradas ao sistema de vídeo monitoramento da Guarda Civil, é possível a identificação dos infratores, que são levados à Delegacia de Polícia Civil para as providências necessárias”, pontua Silva, responsável pelo monitoramento.

Denuncie!

Para denunciar basta entrar em contato com a Guarda Municipal por meio do telefone 3546.5838 (pode ligar a cobrar). Temos também o 153, no entanto, quando acionado das extremidades do município, pode cair nas centrais de cidades vizinhas.

Pular para o conteúdo