Prefeitura cria programa de alfabetização para idosos em Cordeirópolis

Ler e escrever: duas palavras, dois verbos, que proporcionam a abertura ao aprendizado e o conhecimento aos seres humanos. Neste sentido, a Prefeitura de Cordeirópolis por meio da Secretaria de Educação passou a promover o Programa “Vivendo e Aprendendo”, que visa a alfabetização das pessoas da Terceira Idade. As aulas ocorrem de segunda a quinta-feira, no Centro de Convivência do Idoso (CCI) em uma sala de aula montada especialmente para receber os idosos do município.

As aulas já iniciaram desde a última semana, explica a secretária de Educação Angelita Ortolan. Para participar, o morador de Cordeirópolis deve ter acima de 60 anos de idade. “Você que nunca foi alfabetizado ou não terminou o antigo 1º Grau (quarta série), que deixou os estudos e deseja ter a oportunidade de voltar aos estudos, basta entrar em contato com a secretaria no CCI. Vale lembrar que temos várias turmas ao longo da semana, que vão das 13h às 17h”.

Uniforme e material gratuito:

Os alunos receberão gratuitamente o material escolar, os livros de alfabetização específicos e o uniforme.

O prefeito Adinan Ortolan destaca que o programa é um gesto de cidadania e que vai além de sua meta de alfabetizar. “Com essas competência, o aluno pode exercer plenamente a sua cidadania, reconhecendo o seu valor e o seu papel na sociedade, sendo assim aumentar as suas chances e possibilidades de autonomia e principalmente fazer o uso de seus direitos”, relatou o mandatário.