Prefeitura de Cordeirópolis é recebida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Apesar do intuito de estreitar relação e fazer pedidos, a Prefeitura de Cordeirópolis, por meio da vice-prefeita, Fátima Celin, da secretária de Justiça e Cidadania, Sandra Santos e da coordenadora do NAE, Hellen Cristina Rubini, saiu da pasta bastante satisfeita com os elogios recebidos pela política tecnológica que disponibiliza aos cidadãos, principalmente com a participação de empresas, instituições, poder público e com foco na juventude.

Um dos principais avanços de Cordeirópolis, elencado pelo Ministério, foi a criação da lei municipal da ciência, inovação e tecnologia. Segundo José Silvério, coordenador geral, apenas 1% dos municípios tem estrutura parecida. “Diferente de outras cidades, onde precisamos nortear do zero, Cordeirópolis está avançada em todos os aspectos, o que facilita a captação de recursos”, enfatizou.

Além da lei, a cidade conta o HUB, fundo e conselho municipal de ciência, inovação e tecnologia, onde possibilita, em espaços dinâmicos, a utilização gratuita dos cordeiropolenses. Para a vice-prefeita, Fátima Celin, apesar dos elogios, as políticas tecnológicas precisam avançar. “Percebemos, em Brasília, que os avanços chegaram até para pedir recursos. A nova geração nasceu no celular, nos computadores, então fomentar e oportunizar a utilização da tecnologia aos nossos munícipes é um dever do governo”, salientou.

A tecnologia é marca registrada do governo Adinan e Fátima. Não apenas pela criação de espaços, leis, fundos e acessos, mas também na educação, com a aquisição de chromebooks, computadores, lousas digitais, faculdade municipal e cursos profissionalizantes.

Fátima aproveitou para pleitear mais apoio tecnológico, por meio de emendas, além de investimentos na capacitação com cursos específicos na área. Participaram da reunião Ulisses Rosa, coordenador de Inovação, William Rocha, coordenador de tecnologia e Cicero Rocha, membro da pasta.