Prefeitura de Cordeirópolis instala “botão do pânico” nas escolas do município

Na manhã desta quinta-feira (6), a Prefeitura de Cordeirópolis, por meio das secretarias de Governo, Segurança, Trânsito e Educação, efetuará a instalação dos chamados “botão do pânico” em todas as escolas da rede municipal, para auxiliar na segurança dos alunos e funcionários.

A ideia é agilizar o atendimento em casos extremos, onde o nervosismo pode atrapalhar na conduta de qualquer profissional que tente procurar ajuda. No sistema, integrado na Central de Monitoramento, a Guarda Civil Municipal saberá exatamente o local onde precisará se deslocar com urgência.

Para o secretário de Governo, Segurança e Trânsito, Dalton Cais, a medida trará mais segurança para todos os profissionais de ensino, alunos e familiares. “Diante dos fatos noticiados em várias partes do Brasil, pensamos no mecanismo de maximizar a agilidade do pedido de socorro. Em casos extremos, em apenas um clique, o responsável pela escola acionará as forças policiais para que rapidamente possam se deslocar até o local”, ressaltou.

Já para a secretária da Educação, Angelita Ortolan, a medida ampliará o alcance de proteção. “Trabalhar na prevenção é fundamental para a tranquilidade de todos. Ao conversar com o Dalton, inclusive, vamos disponibilizar o sistema para as escola estaduais, afim de aumentar a proteção, além da APAE, que receberá o sistema”, disse.

Angelita informou, ainda, que fez pedido aos agentes de segurança para intensificação da ronda escolar, além do posicionamento das câmeras. “A Prefeitura, por meio dos órgãos competentes, além da GCM e Polícia Militar, já faz o patrulhamento, inclusive em escolas estaduais, mas é sempre importante reforçar”, finalizou.

O botão é utilizado há alguns anos em Cordeirópolis, em casos extremos, onde o distanciamento é imposto por decisão judicial. Para cada botão instalado, um sinal é disponibilizado na Central se Monitoramento, o que auxilia no deslocamento imediato e certeiro do fato.

No caso das escolas, o “SOS Escola”, como será chamado, será instalado a partir das 7h, em todas as unidades escolares municipais, com imediata integração com os painéis de monitoramento, ou seja, toda a rede estará coberta nas primeiras horas do dia.