Prefeitura divulga balanço das ações do NASF de Cordeirópolis

A Prefeitura Municipal, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), divulgou nesta semana o relatório anual das atividades e acompanhamentos realizados no município durante o ano de 2017. O NASF é composto por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que atuam de maneira integrada, oferecendo apoio aos profissionais das Equipes Saúde da Família e das Equipes de Atenção Básica para a população de Cordeirópolis.

Seguindo a determinação da atual gestão, no fortalecimento dos serviços prestados à rede municipal de saúde, o serviço de atenção básica vem sendo reforçado com o trabalho fundamental da equipe multidisciplinar do NASF. Assim explica a secretária de Saúde, Jordana Cassetário que também relata sobre o quadro de profissionais e as áreas que recebem os atendimentos no município. “A equipe composta por nutricionista, fonoaudiólogo, educador físico, assistente social e psicólogos atendem nos PSF’s dos bairros da cidade e também na zona rural, com acolhimento coletivo e individual, com a função principal de apoiar cada responsável da saúde da família do município”, disse a secretária.

Para o coordenador do NASF, Luís Eduardo de Oliveira Silva, o matriciamento foi uma das principais ferramentas utilizadas nas unidades de saúde, com o objetivo de fortalecer as equipes, em um processo de construção compartilhada. “Foram realizados 33 matriciamentos no período de abril a dezembro de 2017. Durante esses meses foi possível observar que o número de famílias acompanhadas foi proporcional ao número de matriciamentos. Portanto, para que alcançássemos bons resultados, contamos com a colaboração das enfermeiras/coordenadoras, que juntos proporcionam uma melhor adesão da equipe nas discussões dos casos, refletindo no melhoramento da assistência aos pacientes”, relatou o coordenador.

Ainda de acordo com Silva, o setor também realizou um levantamento do número de visitas domiciliares, total de famílias acompanhadas, suas enfermidades e separação por sexo e idade. Além desse balanço, houve uma relação dos projetos desenvolvidos. “Até o momento, cerca de 10 projetos terapêuticos singulares foram finalizados e outros 23 já estão em andamento e mais de 80 pacientes entre homens e mulheres receberam atendimentos domiciliares, desde crianças a idosos, acamados ou não”.

Sobre as enfermidades, destacou o coordenador, os casos de diabetes, conflitos familiares e vícios relacionados ao álcool e drogas, estão entre as situações mais comuns, seguidos das doenças mentais, degenerativas e problemas com a obesidade. “Todas essas enfermidades integram no levantamento da incidência dos quadros de saúde apresentados nos casos acompanhados”.

Como promoção de saúde, o projeto de atividades físicas está entre as ideias mais relevantes do NASF durante 2017. “Esta ação proporcionou à população a oportunidade de melhorar seu condicionamento físico e emotivo. O acompanhamento dos educadores físicos foi fundamental neste projeto, nosso objetivo foi alcançado com êxito: promover saúde para os moradores. Ao final de 2017 conquistamos a evolução dentro das atividades do NASF. Portanto, podemos concluir que o município avançou na questão saúde e para este ano que se inicia iremos dar continuidade nessas ações estratégias de vida saudável”, finalizou o coordenador.