Prefeitura divulga balanço das ações realizadas pela equipe do NASF em 2018

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), divulga nesta quinta-feira (03) o relatório anual das atividades realizadas pela equipe durante o ano de 2018. O NASF é composto por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que atuam de maneira integrada, oferecendo apoio às equipes de Saúde da Família e das equipes de Atenção Básica de Cordeirópolis.

Desde 2017, os serviços prestados à população vêm sendo reforçados por meio do trabalho desenvolvido pela equipe multidisciplinar. “Atualmente temos uma equipe que é composta por nutricionista, fonoaudiólogo, educador físico, assistente social e psicólogos que acompanham os pacientes dos PSF’s e também na zona rural, com acolhimento coletivo e individual, com a principal função de apoiar cada responsável da saúde da família do município”, explica a secretária de Saúde, Jordana Cassetário.

Em comparação aos serviços de matriciamentos realizados no decorrer dos anos de 2017 e 2018, a equipe obteve um crescente desempenho das ações desenvolvidas nas unidades de saúde conforme apresenta o coordenador do NASF, Luís Eduardo de Oliveira Silva. “De um ano para o outro realizamos 12 matriciamentos a mais, ou seja, em 2017 foram 33 e no ano passado 45. Esse procedimento é uma das principais ferramentas utilizadas, pois visa fortalecer as equipes, em um processo de construção compartilhada, juntamente com as famílias. E para termos ótimos resultados, contamos com a colaboração das enfermeiras que proporcionam uma melhor adesão nas discussões dos casos, buscando melhorar a assistência aos pacientes”.

O setor também realizou o levantamento do Projeto Terapêutico Singular (PTS) em que 29 famílias estão sendo acompanhadas, sobre as visitas domiciliares foram realizadas 93 pela equipe, atualmente 10 pacientes que estão acamados entre homens e mulheres recebem o atendimento dos profissionais. Além disso, reuniões com entidades para fortalecer a rede com propostas e intervenções focais para trabalhar com as famílias, sendo uma das novidades deste ano do NASF.

Neste balanço também está incluso as enfermidades que são os casos de diabetes, conflitos familiares e vícios relacionados ao álcool e drogas, estão entre as situações mais comuns, seguidos das doenças mentais, degenerativas e problemas com a obesidade. “Todas essas enfermidades integram no levantamento da incidência dos quadros de saúde apresentados nos casos acompanhados”, disse o coordenador.

Com as reuniões foi possível montar um cronograma de atividades para o ano de 2019. “Foram feitas propostas e colocadas metas para a equipe do NASF e também para as equipes da Atenção Primaria a Saúde para este ano, no qual serão apresentados para a Secretaria de Saúde na próxima semana. Aguardem! Muitas novidades para o ano de 2019”, finaliza Silva.