Prefeitura divulga cronograma do cata-treco para as próximas semanas

A Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Saúde, divulga para a população o cronograma de coleta de resíduos volumosos, o “cata-treco”. O serviço de recolhimento de materiais inservíveis terá um funcionamento anual e seguirá uma escala a partir do dia 23 de fevereiro para atender semanalmente todos os bairros da cidade.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra, a população será muito beneficiada com este tipo de serviço. Para ele, os benefícios se acercam em questões ambientais e saúde pública. “Montamos uma escala com datas que abrangerá toda a cidade em diferentes dias da semana. Com a execução do cronograma evitaremos o acúmulo de móveis inservíveis e madeiras nos quintais, prováveis esconderijos de baratas e escorpiões. Portanto, com o recolhimento desses objetos volumosos, além de evitar a presença de escorpiões, obteremos ganhos ambientais, ou seja, ao invés destes móveis serem descartados incorretamente em aterros serão triados e reutilizados, quando possível.”, explicou.

Ainda de acordo com Dutra, haverá ampla divulgação do cronograma e das causas com o descarte incorreto destes resíduos. “Devemos sensibilizar com a causa e descartar os móveis inservíveis somente nas datas previstas no cronograma. Se mesmo com todo processo de sensibilização o morador descartar esses móveis fora do cronograma, estamos prevendo a aplicação de multas. Para o bem da população, é fundamental que todos se sensibilizem e evitem o descarte aleatório. Outra dica importante e tentar doar os móveis em situação de uso antes de descartá-los”, informou o secretário.

– O que pode ser descartado?
Volumosos: Móveis inservíveis e madeiras

– O que não pode ser descartado no cata-treco?
Entulho, lixo orgânico, alguns recicláveis (plástico, papel, borracha, vidro, papelão) e limpeza de terrenos em geral.

IMPORTANTE:
A coleta iniciará no dia 23 de fevereiro nos seguintes bairros:
Vila Primavera, Vila Barbosa, Vila Pereira, até a Rua Flamínio Levy (Santinha).

Próxima coleta: Dia 02 de março
Nsa. Sra Aparecida, Jardim Planalto, Jardim Juventude e Jardim Corte.

Nas próximas semanas serão divulgados os próximos locais!