Prefeitura inicia curso sobre aplicação de agrotóxicos

A Prefeitura Municipal de Cordeirópolis, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, em parceria com o Sindicato Rural de Limeira e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), iniciou nesta terça-feira (18) o curso de aplicação de agrotóxicos. O curso disponibilizará carga horária de 27 horas e segue com a sua programação nesta quarta e quinta-feira, sempre no assentamento XX de novembro, das 8h às 17h.

Entre as aulas teóricas e práticas, serão abordados temas como: aplicação de produtos fitossanitários e suas tecnologias de aplicação, além de saber utilizar de maneira correta, o Equipamento de Proteção Individual (EPI). “Este curso é importante para orientar o manejo, a aplicação e a destinação final da embalagem. Hoje na aula falamos dos produtos químicos, que podem contaminar tanto o produtor rural quanto o meio ambiente, além de mostrar como eles devem agir em determinadas situações, quais os equipamentos corretos a serem usados, aonde aplicar, como aplicar, etc”, destacou o assessor da Secretaria de Desenvolvimento, Maiko Juliano Zorzo.

Cordeirópolis possui uma área rural significativa e até então não existia qualificação do produtor rural. Por conta disso, Maiko ressalta sobre os benefícios que esta formação traz ao produtor rural. “O curso tem a finalidade de orientar e qualificar este profissional, a fim de ensinar como proceder de forma precisa e consciente na aplicação de agrotóxicos. Notamos que o produtor compra o produto e aplica de qualquer maneira, assim, nota-se que o produtor não tem essa orientação”.

O aluno Carlos Cardoso dos Santos, classificou o curso como de grande importância devido aos riscos existentes na aplicação de agrotóxicos. “Neste curso estou aprendendo a usar os equipamentos de forma correta para ter uma segurança maior em relação ao modo de usar os produtos corretamente, como por exemplo, o equipamento EPI”, pontuou.

ATENÇÃO: O curso segue nesta quarta e quinta-feira, das 8h às 17h, no assentamento XX de novembro. 🙂