Já ouviu falar do VAR? O sistema eletrônico de apoio à arbitragem durante os jogos de futebol. Em Cordeirópolis, temos um método parecido, porém com o objetivo de cuidar da cidade, principalmente da segurança.
O sistema implantado pela atual gestão desde 2017 fica localizado na Central de Monitoramento, que registra a passagem de todos os veículos que entram e saem do município 24 horas por dia. Esse projeto é denominado “Fechando o Cerco”.
O sistema é referência em toda a região, já que as imagens captadas pelas câmeras de monitoramento ajudam a Guarda Civil, Polícia Militar e a Polícia Civil a solucionar ou esclarecer diversas ocorrências, em específico casos de furtos e roubos. O sistema de monitoramento, conhecido também como “Muralha Digital”, é composta por 43 câmeras que estão instaladas em pontos estratégicos da cidade.
Na última semana, mais oito novas câmeras integraram o time, e o diretor da Guarda Civil e Coordenador da Central de Monitoramento GCM, Leonardo Maximiliano, explica que esta nova tecnologia trata de câmeras do tipo “metadados”, ou câmeras de vídeo estruturado, as quais são capazes de identificar características de pessoas que transitam em pontos estratégicos da cidade, o que facilita a identificação de suspeitos e criminosos, além das já existentes câmeras do tipo PTZ de videomonitoramento, que são capazes de alcançar veículos, pessoas e objetos 360 graus ao seu redor e câmeras que realizam o registro das placas dos veículos que circulam pela cidade 24 horas por dia.
Todo esse volume de informação gera um banco de dados, e uma das possibilidades é se algum carro estiver cadastrado como suspeito ou que já foi utilizado em algum tipo de crime na região, automaticamente a Guarda Civil aciona as viaturas para o patrulhamento. Outra grande vantagem é que o sistema é interligado com outros 40 municípios e em tempo real trocam informações sobre ocorrência.
“Estamos cada vez mais modernizando nossos equipamentos. As novas aquisições possuem um método bem avançado de reconhecimento de pessoas e veículos e isso contribui e muito com o trabalho integrado e coletivo realizado pelas forças de segurança, resultando em uma Cordeirópolis cada vez mais segura. Já pensamos em adquirirem novas câmeras, para ampliar outras localidades ainda não contempladas, porém, enquanto isso, moradores e comerciantes desses locais têm colaborado cedendo imagens de suas câmeras particulares e isso tem sido muito importante para a segurança de nosso município”, pontou o diretor.