Através do ofício 135/2021, a Prefeitura de Cordeirópolis por meio da Secretaria de Obras e Planejamento solicitou junto à Neoenergia a retirada dos fios não utilizados nos postes da rede de energia elétrica nos bairros da cidade. A Secretaria de Obras argumenta que os postes, além da fiação elétrica, servem de sustentação para cabos de internet e telecomunicações e muitos deles estão soltos ou em altura abaixo da regulamentada, situação que oferece diversos riscos.
O engenheiro civil Benedito Bordini explica que a equipe de Fiscalização da Prefeitura fez uma inspeção e várias inconformidades foram verificadas. “Foi realizado um registro fotográfico das situações, em especial em 35 pontos nos bairros do Jardim Progresso e Jardim Lise, que foram anexadas ao ofício. Em alguns casos, há evidente invasão das calçadas e ruas, consolidando-se em ameaça aos pedestres, motoristas e principalmente aos motociclistas e ciclistas”, frisa Bordini.
A legislação estabelece ainda que as empresas devem usar os pontos de fixação de forma ordenada, sendo que as fiações devem ser identificadas e instaladas separadamente com o nome da empresa ocupante. Nas ruas arborizadas, os fios devem estar estendidos em uma distância adequada e corretamente isolados.