Prefeitura promove curso com temas sobre mobilidade urbana e sustentabilidade

Mobilidade Urbana e sustentabilidade. Esses foram os temas principais do encontro de hoje (25), que ocorreu na Câmara Municipal em Cordeirópolis. O curso contou com a presença dos representantes das Secretarias de Governo, Justiça e Cidadania, Obras e Planejamento e Serviços Públicos, além dos vereadores. Com o apoio da Escola de Governo, discursaram sobre o tema: Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOT’s) e as Diretrizes para Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana.

Para o secretário de Governo, Dalton Carvalho, o plano de Mobilidade Urbana deve ser elaborado em todos os municípios brasileiros, e seu objetivo é garantir a prioridade de locomoção ao pedestre, principalmente aos idosos, crianças acompanhadas de seus pais, e pessoas com mobilidade reduzida. “A elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana possibilitará o diagnóstico da situação de calçadas, travessias de pedestres, segurança viária, ações educativas, expansão de vidas, etc. Também prevê estabelecer ações que resultem no aumento do uso de bicicletas como veículo de transporte e aumento no uso do transporte público em detrimento de veículos individuais motorizados”, relatou.

Ainda de acordo com Dalton, a ação é de extrema importância visto que há necessidade permanente de revisar a implementação das ações da Política Nacional de Mobilidade Urbana no Município e também planejar a expansão urbana considerando todos os aspectos que garantam a concretização das políticas públicas relacionadas ao transporte sustentável. “Agora vamos definir ações a partir do diagnóstico previamente elaborado e, posteriormente, a realização de audiências públicas garantindo que as ações sejam construídas de forma participativa”, explicou o secretário.