Prefeitura realiza coleta de pneus e lixo eletrônico

A Prefeitura de Cordeirópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a empresa Reciclanip, realizou uma operação de recolhimento de pneus inservíveis. Este trabalho acontece no município desde 2017 e vem beneficiando toda a população e, principalmente, o meio ambiente, pois esta ação evita que esses objetos sejam abandonados na natureza. Para minimizar esta contravenção, um local de recolhimento está montado no Centro de Reciclagem que foi inaugurado em 2019 pela Prefeitura. O ponto está localizado no antigo matadouro, onde os pneus são alocados e recolhidos pela empresa responsável.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra, em 2019 cerca de 270 toneladas de pneus foram coletados em Cordeirópolis. A ação de reciclagem está integrada à melhoria da qualidade de vida da população e de outros municípios que aderem a essa ideia. “O processo é desenvolvido com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e não tem nenhum custo para o município. Os moradores levam seus pneus inservíveis e o processo de recolhimento é efetuado e acompanhado por um servidor da Prefeitura. Após este procedimento, a coleta é direcionada a uma empresa especializada, localizada em São Paulo, que é responsável por acondicionar os pneus até que os mesmos sejam reciclados e transformados em diversos produtos”, informou Dutra.

Recolhemos também o seu lixo eletrônico!

O descarte correto dos pneus é de extrema importância para evitar o acúmulo de água, a fim de evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue e a chikungunya. Além desse material, a Prefeitura recolhe o lixo eletrônico como os monitores de computador, telefones celulares, baterias, computadores, televisores, câmeras fotográficas, impressoras, entre outros equipamentos eletrônicos comuns. Esses materiais podem ser depositados no ecoponto no pátio da Prefeitura ou no barracão de reciclagem.

Faça sua parte, colabore!