Hoje (23), às 11h, ocorreu a transmissão da live com novos dados sobre o avanço da covid, assim como a aplicação das vacinas e a flexibilização do comércio. De acordo com o prefeito, Adinan Ortolan, a situação ainda é preocupante, apesar do aumento do número de casos estar estabilizado. Por isso, é importante que todos continuem seguindo o protocolo de segurança para evitar uma nova evolução dos casos.
O prefeito também informou que o Governo de São Paulo liberou um cronograma de vacinação com datas aproximadas, contemplando as pessoas acima de 60 anos, os grupos com comorbidades como pacientes renais em diálise, transplantados e pessoas com Síndrome de Down.
Todas as datas serão divulgadas corretamente nas redes sociais e no site da Prefeitura, conforme a quantidade de doses que recebemos do Governo de São Paulo e seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI).
A coordenadora clínica do município, Gabriela Leme, informou que abril foi o mês mais letal da pandemia, por isso pede a atenção de todos para que não deixem de seguir as medidas de segurança. Segundo ela, a doença está acometendo cada vez mais as pessoas mais jovens, principalmente na faixa etária dos 30 aos 60 anos. A coordenadora também orienta que aqueles que apresentam sintomas como tosse, febre, falta de ar e dores nas costas procurem atendimento médico o mais rápido possível para receber acompanhamento.
A diretora de Atenção Básica, Bruna Carvalho, trouxe mais informações sobre a vacinação, e reforça que as doses são aplicadas apenas mediante agendamento. Por isso, se você tem mais de 60 anos e ainda não se cadastrou, acesse o site da Prefeitura e faça seu registro para garantir a sua dose. A diretora também falou sobre a vacinação contra a gripe que, no momento, está contemplando os profissionais de saúde, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto) e crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos 11 meses e 29 dias).
O responsável pela Vigilância Sanitária, Vanderlei Marangom, informou os novos horários de funcionamento do comércio, a partir deste sábado, dia 24, até o dia 30:
• Restaurantes, Salões de Beleza, Barbearias e demais lojas poderão funcionar das 11h às 19h
• Academias podem funcionar das 7h às 11h e das 15h às 19h
• IMPORTANTE: o toque de recolher permanece das 20h às 5h, e continua valendo para todos.
Marangom reforça que, mesmo com a flexibilização, é preciso seguir todos os protocolos à risca, mantendo o distanciamento social, utilizando máscara e álcool gel.
Qualquer dúvida, entre em contato com a Vigilância Sanitária pelo telefone 3546-9829 ou 3546-9828.