Prefeitura realiza live com atualizações da semana sobre a covid no município

Ocorreu hoje (16), às 11h, a transmissão da live com novas informações sobre a covid, as vacinas e o auxílio aos microempreendedores de Cordeirópolis. O prefeito, Adinan Ortolan, iniciou sua fala alertando sobre as novas variantes, pois estão afetando cada vez mais a população jovem.

O prefeito também informou que a média diária de casos voltou a subir, e somente no último dia 13 foram registrados 63 casos positivos da cidade, em apenas 24 horas. Esse cenário se repete por toda a região, por isso é fundamental que cada um faça a sua parte e continue mantendo o distanciamento social, higienizando as mãos e, principalmente, utilizando máscara.

A secretária de Saúde, Jordana Cassetário, informou que visitou Araraquara junto com a equipe de saúde para trocar experiências, visto que o município adotou estratégias exemplares no combate à covid. Segundo ela, muitas das ações que Cordeirópolis tomou são parecidas com as de Araraquara, como a testagem em massa, a telemedicina e o monitoramento dos pacientes, ou seja, seguimos no caminho correto no combate à covid.

Jordana também reforça o pedido de que a população siga as orientações de higiene e segurança, pois a transmissão do vírus está mais rápida devido às variantes. Com a chegada do fim semana, ela pede a colaboração de todos para que não promovam reuniões, festas ou qualquer tipo de aglomeração.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Nayara Bellini, falou sobre o início da campanha de vacinação contra o vírus influenza, causador da gripe. Neste ano, na primeira etapa, que ocorre de 12/04 a 10/05, serão vacinados os profissionais de saúde, gestantes, puérperas e crianças de 6 meses a menores de 6 anos. As próximas etapas serão divulgadas em breve, para contemplar idosos e grupos de risco. Cada posto de saúde segue uma logística de atendimento, que pode ser conferida nas redes sociais e no site da Prefeitura.

Nayara também faz um alerta sobre os casos de dengue na cidade, que seguem aumentando. Ela reforça que a dengue também é perigosa e pode levar ao óbito, principalmente as pessoas com comorbidades, por isso precisamos ficar atentos aos possíveis criadouros do mosquito e facilitar o trabalho da equipe de nebulização, que visita as casas com o objetivo de eliminar esses focos de dengue.

A secretária de Educação, Angelita Ortolan, informa que esta manhã ocorreu a desinfecção de todos os espaços escolares, assim como é feito toda semana, para que as famílias entreguem e retirem novas atividades para as crianças. Essa semana também houve uma reunião com os professores para compartilhar práticas pedagógicas e ações de ensino bem sucedidas, com o intuito de levar uma educação cada vez melhor aos estudantes da cidade.

Angelita informa também sobre a vacinação dos profissionais de educação acima de 47 anos, que termina amanhã (17), e vai contar com a presença especial do secretário de Educação do estado de São Paulo, Rossieli Soares, que virá a Cordeirópolis para prestigiar essa ação tão importante para os profissionais da área. A secretaria finaliza agradecendo o apoio e a organização das equipes de saúde, além de parabenizar a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), que lutou tanto para que a vacinação dos profissionais de educação acontecesse.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, José Giardini, trouxe boas notícias para o microempreendedores, MEI e profissionais liberais da cidade. Na próxima semana, o cadastro para receber o auxílio estará disponível no site da Prefeitura, então aqueles que sofreram restrições de funcionamento devido à pandemia poderão se cadastrar para avaliação.

Giardini reforça que as empresas que já foram autuadas devido ao não cumprimento das normas sanitárias não terão o direito de receber o subsídio. Em contrapartida, aqueles que receberem devem seguir à risca as recomendações da vigilância sanitária, evitando aglomerações e a entrada de pessoas sem máscara no estabelecimento.

Em caso de dúvida, entre em contato pelo telefone 3546-4762.

Pular para o conteúdo