Ocorreu hoje (06), às 11h, uma live com novas informações sobre a situação da Covid-19 no município de Cordeirópolis. De acordo com o prefeito, Adinan Ortolan, o número de casos positivos começou a diminuir parcialmente, como resultado das medidas de distanciamento e isolamento que a cidade adotou nas últimas semanas.
No entanto, ainda estamos com o maior número de pessoas internadas desde o início da pandemia, totalizando 19 pacientes em leitos de enfermaria e UTI. Por isso, é fundamental que os munícipes continuem mantendo o distanciamento social, utilizando máscara e respeitando as orientações da vigilância sanitária.
Além disso, o prefeito informou que hoje a Câmara Municipal fará a votação para o Programa de Apoio ao Empreendedor, que vai auxiliar microempreendedores, lojistas, e demais profissionais que sofreram restrição de funcionamento em seu negócio. Nos próximos dias, também será votado o aumento do valor oferecido pelo programa Comida na Mesa, que já auxilia 1700 (mil e setecentas) famílias em Cordeirópolis.
Segundo Ortolan, este é um momento de solidariedade. Por isso, foi solicitada a colaboração das médias e grandes empresas da cidade para a próxima campanha de entrega de máscaras e álcool gel aos cidadãos. Como a prefeitura tem investido recursos próprios na compra de equipamentos hospitalares e na manutenção dos pacientes internados, será preciso o apoio das empresas para disponibilizar máscaras e álcool em gel para aqueles que não têm recursos para comprar.
A diretora de Média e Alta Complexidade do hospital, Kelen Rampo, informou que já foram testadas mais de 14 mil pessoas no município. Isso permite que o acompanhamento dos casos positivos seja feito desde o início, para monitorar os sintomas e tomar as devidas providências em caso de agravamento. Kelen reforça que o Pronto Atendimento da cidade foi transformado em Unidade de Internação por Covid, para melhor atender os pacientes que precisam.
“Os profissionais de saúde estão cansados”, relata a diretora, “mas sabemos da nossa responsabilidade para com a população, por isso continuamos tratando todos com carinho e atenção, mas pedimos que cumpram o isolamento social e, se possível, fiquem em casa”. Kelen também alertou sobre os casos de dengue, que continuam aumentando e apresentam sintomas muito parecidos com a covid, então é fundamental que todos estejam atentos para eliminar os possíveis criadouros do mosquito em sua residência.
O responsável pela Vigilância Sanitária, Vanderlei Marangom, também pediu a colaboração de toda a população, pois haverá uma fiscalização mais intensa no município. Ele reforça que a multa para quem não utilizar máscara em locais públicos é de R$550, enquanto os estabelecimentos que não seguirem as normas de higiene e distanciamento podem ser autuados em até R$5 mil.
Marangom também faz um alerta para quem caminha ou pedala em grupos, pois o uso de máscara é obrigatório, principalmente nos momentos de parada. “Nós não gostamos de fazer autuação”, afirma o responsável, “mas o momento exige isso, por isso pedimos para todos colaborarem”.