Prefeitura traz atualizações sobre a covid no município e auxílio aos moradores

Hoje (30), às 11h, a Prefeitura Municipal realizou uma live para atualizar a população sobre a situação da Covid-19 no município e as medidas tomadas pela Prefeitura, além de trazer mais informações sobre os projetos de apoio aos microempreendedores e à população em geral.

O prefeito, Adinan Ortolan, iniciou a live informando que, graças às medidas restritivas adotadas nas últimas semanas, o índice de contaminação na cidade parou de subir. No entanto, ainda estamos num patamar elevado, então é preciso continuar respeitando o protocolo de segurança e higiene para que os casos possam diminuir.

Em seguida, a vice-prefeita, Fátima Celin, trouxe informações sobre os dois programas sociais que estão em avaliação na Câmara Municipal: o Programa de Apoio ao Empreendedor e o Comida na Mesa, que existe desde 2017, mas será ampliado agora.

Com a aprovação do projeto, será formada uma comissão com a participação da Associação Comercial, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Vigilância Sanitária e Secretaria de Finanças. Essa comissão irá avaliar o decreto estabelecendo as regras para quem tem direito aos benefícios.

A secretária de Saúde, Jordana Cassetário, informa que a batalha diária contra a Covid-19 continua. Somente hoje, enviamos 76 amostras de testes para o laboratório da USP, e os casos positivos na cidade passam de três mil. Por isso, a secretária faz um apelo à população, para que permaneçam em casa nesse feriado prolongado, que deve ser um momento de fé e oração para aqueles que estão nos hospitais e para todos os profissionais de saúde.

O secretário de Governo e Segurança, Dalton Cais, fala sobre a união de todas as forças de segurança da cidade, incluindo Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e Pelotão Ambiental, em conjunto com a Vigilância Sanitária, que saem às ruas para auxiliar a população no combate ao corona vírus.

Além disso, foi desenvolvido um gabinete de gestão integrada, anexo à delegacia, funcionando 24h por dia apenas para atender as denúncias de aglomeração e desrespeito às normas sanitárias. O secretário reforçou que a população pode fazer denúncias através dos telefones:

190 – Polícia Militar

153 – Guarda Civil Municipal (emergência)

3546-5838 – Guarda Civil Municipal (número fixo)