Profissionais de apoio à inclusão recebem capacitação no Cyber Café do Google

Em parceria com a Escola de Governo, a Secretaria de Educação vem realizando diversas capacitações para os profissionais da Rede Municipal de Ensino de Cordeirópolis. Foi o que aconteceu nesta sexta-feira (13) no Cyber Café do Google, onde 14 profissionais entre fonoaudiólogas da Secretaria de Educação, professoras do Centro de Atendimento Psicopedagógico (CAP) e do Atendimento Educacional Especializado (AEE) receberam orientações na identificação de possíveis sinais e sintomas do transtorno do Processamento Auditivo Central (PAC), sendo o tema principal do encontro.

A coordenadora de Educação Especial, Stefania Menezes, lembrou que atualmente a rede municipal conta com duas fonoaudiólogas que já trabalham com a terapia do processamento auditivo na rede de ensino. Stefania ainda falou dos principais sintomas que as crianças apresentam ao ter esse déficit. “Dificuldade de aprendizagem e na memorização, cansaço rápido ou agitação ao assistir as aulas, dificuldade para ouvir, prestar atenção e atraso na fala, são alguns diagnósticos que atingem diretamente em sua alfabetização, dificultando, assim, todo o processo da sua aprendizagem, pois a alfabetização está extremamente envolvida com nossas habilidades auditivas”, contou a coordenadora que aproveitou para agradecer a presença da palestrante, Cristiane Villas Boas.

A secretária de Educação, Angelita Ortolan, destacou a importância dos cursos na educação continuada aos servidores educacionais. “As capacitações têm como objetivo melhorar a eficiência dos serviços prestados às nossas crianças, assim como, qualificar o profissional que atende este aluno com essa necessidade especial, ou seja, a especialização é o melhor caminho e, se depender da gente, esses cursos já fazem parte do nosso calendário escolar”, acrescentou.