Projeto Plantando Batata com Ciência está de volta em Cordeirópolis

Mais um projeto inovador da Secretaria de Educação que encantou os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Maria Nazareth Stocco Lordello e, por isso, que está de volta a partir desta sexta-feira (12). Cerca de 70 alunos terão a oportunidade de conhecer os conceitos básicos e a importância da sanidade vegetal através de uma pesquisa cientifica mais aprofundada, além da criança observar e acompanhar o desenvolvimento da planta/batata. Para isso, os professores e profissionais do projeto realizarão durante os próximos meses juntamente com os estudantes, diversas atividades na estufa localizada na área verde da escola.

Quem participou da cerimônia de retomada do projeto foi o prefeito, Adinan Ortolan, a secretária de Educação, Angelita Ortolan, o secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra, a idealizadora do projeto e diretora Pedagógica, Silvana Alves Melo, o diretor da Escola, Márcio Elias e a coordenadora, Geisa Cristina Chierice Panágio e o engenheiro agrônomo, José Caram de Souza Dias, acompanhados dos professores e, claro, os nossos futuros “mini cientistas”.

O prefeito, Adinan Ortolan, falou dos motivos de dar continuidade ao projeto. “Percebemos o cuidado e a atenção dos outros alunos com esse projeto. Agora é a vez de vocês! Aproveitem a oportunidade e a experiência para juntos saberem mais sobre a nossa agricultura e onde são feitos os alimentos que consumimos. O Brasil é líder mundial em diversos segmentos da agricultura e a nossa cidade valoriza isso, dessa forma apoiamos o projeto que está ampliando o estudo da ciência e suas descobertas na rede municipal”.

Os alunos poderão desenvolver várias técnicas na estufa que está localizada na área verde da escola. “As crianças irão observar o crescimento, a diferenciação das folhas e a produção das batatas. A estufa já é própria para pesquisa e experimento, pois ela fica bem protegida dos vírus. Vale destacar que a produção da batata ocorre em 80 dias, sendo um ciclo muito rápido”, explicou a secretária de Educação, Angelita Ortolan.

O projeto é uma iniciativa é da Secretaria de Educação e conta com o apoio e a coordenação técnica do engenheiro agrônomo, José Caram de Souza Dias e da supervisão e patrocínio do engenheiro agrônomo da Microbiol Biotenologia, Dr. Paulo D’Andreia, além da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (FUNDAG).