Psicólogo: Profissional capaz de transformar sonhos em felicidade

Nesta terça-feira, 27 de agosto, comemora-se o dia do Psicólogo no Brasil. Vários são os profissionais da psicologia que desempenham um brilhante trabalho na Prefeitura de Cordeirópolis, através das Secretarias de Educação, Saúde, Secretaria da Mulher e Desenvolvimento Social. Atualmente, a Prefeitura possui no quadro de funcionários treze profissionais que são responsáveis por estudar e orientar o comportamento humano, lidando com os sentimentos, traumas e crises das pessoas.

Para a secretária de Saúde, Jordana Cassetário, ser psicólogo não é fácil, pois trata-se de uma atividade que exige que o profissional deixe seus problemas de lado para cuidar dos outros. “Na área da saúde, temos três psicólogas que desempenham um importante trabalho para o bem-estar da população. Por isso neste dia, merecem todo o nosso reconhecimento e agradecimento, pois nos ajudam a oferecer um atendimento de qualidade aos nossos pacientes”, agradeceu a secretária.

Já na Secretaria de Educação, temos cinco funcionárias que acompanham a evolução e o desenvolvimento de todas as crianças da rede municipal. “A partir do ano de 2006, as unidades escolares passaram a receber o atendimento desse profissional, contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento sócio emocional das crianças que frequentam o contexto escolar. Esse profissional constrói e fortalece um ambiente de aprendizagem seguro, através de programas de prevenção e orientação. Tê-lo nas escolas não é só um diferencial, é um privilégio, pois são inúmeras as contribuições para o sucesso e futuro dos nossos alunos”, lembrou a secretária de Educação, Angelita Ortolan.

A Secretaria da Mulher e Desenvolvimento Social também conta com cinco profissionais que são responsáveis em atender e ouvir a maior parte da população que se encontra em estado de vulnerabilidade social. “A atuação do psicólogo na assistência social está voltado para a atenção e prevenção a situações de risco, objetivando atuar nas situações de vulnerabilidade por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e também no desenvolvimento de potencialidades e aquisições pessoais e coletivas, ou seja, intervir nessas situações, implica diretamente em promover a autonomia dos indivíduos, oportunizando o empoderamento das pessoas”, acrescentou a secretária, Márcia Carron.