Saúde alerta os cuidados com a dengue no verão

Neste ano o verão deu inicio na última quinta-feira (21) e junto à estação mais quente do ano, os riscos envolvendo o mosquito da dengue aumentam. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica de Cordeirópolis, alerta os moradores sobre os cuidados que devem ter contra o mosquito Aedes aegypti, sendo ele o vetor da dengue, Chikungunya e do Zika Vírus, nesta época do ano. Segundo a secretária de Saúde, Jordana Cassetário, neste período há mais incidência de chuvas, conhecidas como chuvas rápidas de verão. “Por conta dessas chuvas, as chances de proliferação do inseto é ainda maior, por isso estamos iniciando o trabalho de prevenção”.

De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Nayara Maria Bellini Motta, os cidadãos precisam criar o hábito de prevenção e conscientização sobre este vírus. “A melhor forma de preveni-lo é a higienização e limpeza dos possíveis locais de acúmulo de água. O foco domiciliar é a nossa principal preocupação porque é onde temos uma proliferação maior do mosquito. Sendo assim, sempre reforçamos a importância da participação da população no combate ao ciclo de procriação do mosquito, ou seja, em locais ou objetos que possam acumular água limpa”.

Ainda segundo a enfermeira, neste ano o município notificou dois casos de dengue, sendo eles importados. “O nosso objetivo é erradicar esses vírus o ano que vem, por isso desde já estamos começando novamente com esta mobilização em nosso município, pois só assim plantaremos a semente da conscientização na cabeça de cada cidadão cordeiropolense e evitaremos a epidemia em nossa cidade”, lembrou a enfermeira que também informa. “A pessoa que suspeitar que esteja com a doença, deve procurar imediatamente o atendimento médico em nossos postos de saúde”, finalizou.

Sintomas

– febre alta;

– fortes dores de cabeça e atrás dos olhos;

– perda do paladar e apetite manchas, dentre outros sintomas.

Cuidados:

– realizar o armazenamento e destinação adequada do lixo;

– não descartar lixo ou qualquer outro material que possa acumular água no quintal de casa, no quintal de vizinhos, na rua ou em terrenos baldios;

– manter a caixa d’água sempre limpa e totalmente tampada;

– eliminar os pratinhos de vasos de plantas e caso não seja possível mantê-los limpos e escovados;

– manter as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água nas mesmas;

– manter limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos e trocar a água diariamente;

– manter piscinas sempre limpas e devidamente tratadas.

Pular para o conteúdo