Saúde de Cordeirópolis orienta sobre os cuidados com o aparecimento de escorpiões nesta época do ano

Devido ao aparecimento de escorpiões nos últimos dias em cidades vizinhas, a Secretaria de Saúde e a Vigilância Epidemiológica de Cordeirópolis estão em alerta. Para orientar os moradores, a pasta traz algumas orientações sobre os cuidados necessários para evitar a presença do animal e enaltece a importância da conscientização dos munícipes durante este período de altas temperaturas, como no verão e na primavera.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Nayara Maria Bellini Motta, os escorpiões têm hábitos noturnos e vivem em locais propícios ao surgimento de insetos. “É de suma importância que todos se conscientizem a partir de agora para evitarmos casos de picadas que podem ser fatais. A melhor forma de evitarmos o aumento deste aracnídeo é que a população fique atenta e manteia os terrenos sempre limpos, já que o escorpião gosta de ambientes úmidos, onde tem comida e água, como restos de material de construção”.

Em caso de acidente, a orientação da Secretaria é que a pessoa lave o local da picada com água e sabão e procure imediatamente a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. No caso de avistar escorpiões em casa ou no local de trabalho, entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses, por meio do telefone 3546-9822, para registro e agendamento de visita.

Medidas preventivas
– Não remover madeiras e entulhos com as mãos desprotegidas;
– Manter limpos quintais e jardins;
– Conservar camas e berços afastados das paredes;
– Colocar o lixo em sacos plásticos fechados a fim de evitar o aparecimento de baratas e outros insetos;
– Evitar que roupas de cama toquem o chão;
– Verificar calçados e roupas antes de vesti-los;
– Manter limpos quintais e jardins;
– Limpar periodicamente ralos de banheiro, cozinha e caixas de gordura.

Pular para o conteúdo