No dia 11 de agosto, é comemorado no Brasil o Dia do Estudante. Esta celebração acontece desde o ano de 1927. Da educação básica, passando pelo Ensino médio e superior, a data é uma importante homenagem a todos os jovens e adultos que buscam na Educação um futuro melhor.
A data visa incentivar o ensino e a alfabetização no país, além de proporcionar uma reflexão sobre os principais desafios enfrentados para proporcionar aos estudantes um ensino de qualidade e que o prepare para sua vida profissional e social.
Em Cordeirópolis, mesmo no período em que as aulas presenciais ficaram suspensas, no início da pandemia, a Prefeitura permaneceu com uma forte atuação por meio da Secretaria de Educação com um trabalho ativo no aprendizado e adaptou o ensino remoto para atender todos os alunos da rede municipal e aprimorou vários investimentos nessa área.
Com o agravamento da contaminação do COVID-19, a Prefeitura passou a disponibilizar internet gratuita para os alunos em situação de vulnerabilidade, e cestas de alimentos, com frutas, legumes, carne e verduras. Com isso, a administração municipal ofereceu apoio aos agricultores locais, por meio do cultivo da substituição dos alimentos da merenda escolar e beneficiou centenas de famílias.
A secretária de Educação, Angelita Ortolan ressalta que sempre existiu a preocupação em fornecer o melhor suporte aos estudantes. Desta forma priorizou naquele momento o atendimento remoto de qualidade, tanto com materiais impressos, quanto com suporte online dos professores. “Foi um grande desafio a mudança que tivemos, mas a qualidade no ensino sempre prevaleceu. Cordeirópolis continua de mãos dadas com o futuro e pensa sempre no bem-estar de todo o grupo estudantil. Desta forma estendo o meu agradecimento aos estudantes da nossa cidade que enfrentaram os obstáculos e seguem firme no aprendizado”, relatou a secretária.