Secretaria de Meio Ambiente já realizou adoção de 180 animais

Falando em realidade a nível Brasil, infelizmente o número de PETs abandonados no país está cada vez maior. Os cães e gatos estão entre as principais vítimas. Porém, em Cordeirópolis esta realidade é muito diferente, o município tem feito a lição de casa quando o assunto é bem-estar animal. Isso mostra o empenho da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, que nos últimos anos tem promovido ações nesta causa que elevam a números históricos na cidade.

Agora em meio às medidas de isolamento e distanciamento social, adotadas como forma de prevenção ao novo coronavírus, à procura por um companheiro de quatro patas tem sido uma ótima opção de companhia de acordo com o balanço realizado pela Secretaria de Meio Ambiente. De acordo com a pasta, na última semana, a Coordenadoria de “Bem Estar-Animal”, em parceria com voluntários independentes ligados à causa animal, obteve sucesso com a adoção de mais de 20 animais de rua.

Os animais abandonados são acolhidos pela equipe da Secretaria e encaminhados ao veterinário para os cuidados necessários, após este procedimento são destinados a adoção. Ao longo dos últimos três anos, segundo o secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra, mais de 180 animais foram encaminhados para a adoção consciente. Para ele, é motivo de felicidade saber que outros animais estão neste processo. “Ao mesmo tempo que 180 animais deixaram de morar nas ruas, agora são 180 famílias que ganharam um novo amigo, pois a pessoa que adota um ser vivo em dificuldade e oferece carinho e atenção para ele, consequentemente, aumenta sua autoestima em função dessa bela atitude”, relatou.

Como fazer uma adoção consciente:

Ainda de acordo com Dutra, os animais precisam de cuidados essenciais para garantir a sua qualidade de vida e bem-estar, por isso a adoção consciente exige algumas regras. “Para efetuá-la, a nossa equipe realiza uma entrevista com a família candidata, logo após, o cidadão deverá assinar um termo de responsabilidade e garantir um acompanhamento de vacina adequada para seu animal. Lembrando que a Coordenadoria se responsabiliza pela castração após o cão ou gato completar seis meses de vida”, informou o secretário.

Aos interessados entrem em contato nos seguintes horários: de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, pelos telefones: (19) 9.9966-1804 ou 3556-9900.

Pular para o conteúdo