Spark: a nova arma menos letal da Guarda Municipal de Cordeirópolis

A pauta desta sexta-feira (22) é a segurança da cidade! Muitos equipamentos chegaram nesses últimos dias para a equipe da Guarda Municipal de Cordeirópolis. Um deles é a Spark, uma arma de choque menos letal que o profissional utilizará em situações quando a pessoa estiver em surto psicótico, ou ocorrências de ameaça e agressão. “Recebemos cinco unidades desta arma que nos dará um suporte em casos que o suspeito esteja sob o efeito de drogas ou álcool, já que o equipamento diminui o risco de lesão ao indivíduo, ao policial e a terceiros. E o mais importante, evitaremos o uso da arma de fogo nesses casos que não merecem tanta gravidade”, explicou o guarda civil, Leonardo Maximiliano da Silva.

Com um investimento de R$ 36 mil essas armas não letais passarão a fazer parte dos equipamentos de trabalho usados pelos agentes no combate à criminalidade. “Mais um novo equipamento que já está à disposição dos guardas municipais de nossa cidade. Desde 2017, estamos trabalhando para equipá-los com armamentos novos e de última geração, com o objetivo de garantir a segurança da população e também dos nossos próprios agentes. Mas para isso acontecer, precisamos de uma equipe bem equipada e bem treinada”, lembrou o secretário de Segurança, Nivaldo Menezes.

Como funciona:
A Spark é conhecida como dispositivo elétrico incapacitante, que emite pulsos elétricos e age no sistema neuromuscular. Dois dardos são disparados e fixam na pele, causando contrações musculares e a queda do indivíduo. No momento do choque a pessoa permanece consciente, mas não consegue reagir. O disparo precisa ser feito a uma distância de até seis metros do alvo.