Desde o ano passado, os brasileiros passaram a contar com a Carteira de Trabalho digital, documento totalmente em meio eletrônico e equivalente à antiga Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) física. A mudança veio para facilitar e reduzir a burocracia e custos. Por exemplo: ao ser contratado, o novo empregado não precisa mais apresentar a carteira em papel. Basta informar o número do CPF ao empregador e o registro é realizado diretamente de forma digital.
Você sabia dessa novidade? Em Cordeirópolis, já está valendo!
No Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), os funcionários estão preparados para tirar dúvidas e orientar a população sobre essa mudança. No entanto, você que deseja atualizar a sua carteira para o formato digital, basta seguir as orientações abaixo:
– Primeiramente, é necessário que o trabalhador realize o seu cadastro no sistema acesso.gov.br para conseguir baixar o aplicativo da carteira digital;
– Informe seus dados pessoais: CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento;
– Você será direcionado para um questionário com cinco perguntas sobre sua trajetória de trabalho;
– Após responder ao questionário, você receberá uma senha temporária que precisará ser trocada no primeiro acesso;
– Após o cadastro, sua carteira estará disponível no aplicativo Carteira de Trabalho Digital para iPhone e Android ou no navegador pelo link: servicos.mte.gov.br.