130 anos: Bairro do Cascalho celebra abertura da Semana Italiana

Ao som da Orquestra de Violeiros e o Coral da Associação Trevisani Nel Mondo, a comunidade, autoridades civis e religiosos, se reuniram em frente à Igreja Nossa Senhora da Assunção para a abertura da Semana Italiana. Neste ano festivo, o bairro completará 130 anos de fundação, em meio aos 75 anos de emancipação político-administrava do município de Cordeirópolis.

Durante a cerimônia o prefeito Adinan Ortolan relembrou alguns fatos históricos e destacou a contribuição dos italianos na construção sociocultural de Cordeirópolis ao longo do último século. “Os primeiros imigrantes italianos começaram a chegar ao Brasil na década de 1870. Porém, foi entre as décadas de 1880 e 1910 que houve o maior fluxo de italianos para o território brasileiro, principalmente, para nossa região. Entre os principais traços está a família, este dom tão precioso que até nos dias de hoje sabemos e devemos valorizar’, relatou.

Exposição e memórias:
A Casa da Cultura leva os visitantes a um passeio no tempo. Mais preciso no século passado, através das histórias, objetos, contos e fatos dos primeiros moradores de Cascalho. A exposição que segue até o dia 29/04 conta detalhes dos 130 anos de fundação do bairro e celebra os 75 anos de Cordeirópolis.

Pular para o conteúdo