472 alunos do PEAD recebem certificado do Time do Emprego em uma noite emocionante

A emoção tomou conta na noite desta quinta-feira (06) na cerimônia de formatura da primeira fase do Programa Emergencial de Auxílio ao Desemprego (PEAD) promovido pela Prefeitura Municipal, juntamente com o Time do Emprego do Estado de São Paulo. No total, 472 alunos foram certificados com a conclusão do curso.

A solenidade ocorreu no Ginásio Municipal de Esportes e contou com a presença das autoridades estaduais e municipais, representantes da superintendência do Time do Emprego, os facilitadores do projeto, além dos principais integrantes da noite, os alunos e seus familiares. O prefeito, Adinan Ortolan, discursou sobre a dificuldade do processo de seleção e assegurou aos alunos que não irão prosseguir neste processo, para que não desistam, sejam perseverantes e que acreditem em seus sonhos e, enalteceu o trabalho desenvolvido pelos facilitadores do projeto.

“Temos que destacar a atuação dos facilitadores, sem eles não teríamos alcançado o sucesso desse programa. Posso dizer que a grande lição do Time do Emprego é que os alunos não precisam de ninguém, pois eles têm força de vontade e são capazes, por isso tenho certeza que a vitória chegará. Portanto, a maior felicidade que podemos ter em uma cidade é a alegria do seu povo. A partir de agora eles não fazem somente parte do Time do Emprego e sim, fazem parte da vida!”.

Os alunos Jhames Roman Velozo, 28 anos e Talissa da Silva Lira, 18 anos, elogiaram o trabalho desenvolvido pela equipe do PEAD e comentaram sobre as novas experiências que adquiriram, além das boas amizades que conquistaram ao longo desse período. Já a aluna Edna Paula de Lima, 38 anos, falou sobre seus aprendizados durante o curso. “Tivemos a oportunidade de aprender coisas interessantes e necessárias na hora de conseguir um trabalho, como a maneira adequada de nos comportar numa entrevista de emprego e no ambiente de trabalho e outros assuntos essenciais para o nosso conhecimento”.

A facilitadora, Vanessa Alves de Brito Gomes, 22 anos, evidenciou a troca de experiência entre aluno e formador e destacou que essa foi sua primeira atuação como facilitadora. “Foi uma experiência sensacional, aprendi muito com os alunos, consegui dar o meu melhor e tenho certeza que todos absorveram da melhor maneira possível. Foi a minha primeira vez no Time do Emprego e isso transformou a minha vida!”.

A coordenadora do projeto, Amanda Lucke, agradeceu os colaboradores e os alunos por terem feito deste programa uma parceria de sucesso e enfatizou que muitos procuraram retornar às escolas de aula, para dar continuidade na busca por uma vaga de emprego. “Alguns alunos já estão ingressados no mercado de trabalho e outros aprendizes estão com a mesma esperança, já que este programa resgatou a autoestima e valorizou as habilidades e competências de muitos que estavam desacreditados. Portanto, valeu a pena ter chegado até aqui e as melhorias continuam”.