Prefeitura realiza castração gratuita de cães e gatos do município

A Prefeitura de Cordeirópolis, por meio da Coordenadoria de Bem-Estar Animal, iniciou a castração gratuita de cães e gatos, machos e fêmeas por meio do Credenciamento de Clínicas Veterinárias. Esta iniciativa tem como objetivo diminuir o número de animais abandonados nas ruas do município, capacitar os tutores para posse responsável e controle de zoonoses. Os animais são castrados, tatuados e cadastrados em um banco de dados em que o município terá acesso em caso de perda ou abandono.

Este serviço é destinado à população de baixa renda (definida pelo decreto n° 6.135, de 26 de junho de 2007), para animais de rua, animais comunitários e para quem fez a adoção através na ONG. “Essa ação atende principalmente à população que não tem condições de pagar pelo procedimento em clínicas veterinárias particulares”, enfatizou a coordenadora, Regiane Carolina Franco.

No entanto, para efetuar a castração, o cidadão deverá comparecer à Prefeitura para realizar o cadastro, levando consigo os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda dos moradores da residência. Caso o animal seja de rua, o responsável não precisará levar o comprovante de renda. Depois de aprovada a avaliação social, o munícipe passará por uma breve capacitação sobre “Tutela Responsável”, que abordará temas sobre saúde, alimentação e manejo sanitário sobre animais domésticos. Ao final deste processo, o responsável receberá a Guia de Castração, com data e horário pré-agendados.

Esse trabalho visa conscientizar a população da importância da guarda responsável associado à castração. “É de extrema importância a população se conscientizar de que a posse responsável garante o bem-estar de seu animal, principalmente respeitando suas necessidades e instintos. Atitudes simples como passear, dar banho, fazer carinho, são atos de posse responsável e castração também, pois assim estamos evitando crias indesejáveis e evitamos o abandono nas ruas, além de prevenir doenças como câncer e tumores”, pontuou a coordenadora.

O atendimento para realização da avaliação social é realizado na Secretaria de Meio Ambiente nos seguintes horários: terça-feira das 8h às 12h30 e de quinta-feira das 13h às 15h30.

Pular para o conteúdo