70 ações: “Festa do Migrante” reunirá tradições das cinco regiões do Brasil

Conhecida como a cidade acolhedora, que reúne todos os povos, a atual gestão decidiu incluir nas 70 ações de governo a “Festa do Migrante”, para homenagear e valorizar as pessoas que deixaram a sua terra natal para construir sua vida em Cordeirópolis. Mineiro, carioca, cearense, sergipano, paraense, pernambucano, maranhense, são algumas das culturas presentes no município e que junto aos cordeiropolenses buscam compartilhar suas origens e costumes, através da culinária e das tradições regionais.

Pensando em promover este encontro, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e com o apoio da Paróquia Santa Luzia, realizará entre os dias 07, 08, 09, 14 e 15, a partir das 19h, a “Festa do Migrante” que reunirá todos os costumes num lugar só. A Praça Central será o palco deste mega evento que promete proporcionar aos migrantes a lembrança de sua terra e aos cordeiropolenses a chance de conhecer e apreciar outras culturas que fazem parte do nosso Brasil. Comidas típicas e shows culturais serão algumas das atrações que estarão à disposição da população nesses cinco dias de festas.

Para o prefeito, Adinan Ortolan, o evento vem de encontro com o intuito de valorizar quem fez e faz história no município. “Quando pensamos nos 70 motivos para amar ainda mais Cordeirópolis, decidimos incluir obras, modernidade, natureza, qualidade de vida e eventos, visando atingir toda à população. Nesta festa, os cidadãos terão a experiência de conhecer outros costumes sem sair da cidade e para as pessoas que escolheram este lugar para morar, terão a oportunidade de relembrar do seu passado. No entanto, devemos agradecê-los, pois os migrantes nos ajudam a expandir o nome de Cordeirópolis para outros estados”.

Segundo o secretário de Cultura, Leonel Arruda, atualmente Cordeirópolis tem moradores das cinco regiões do país. “Encontramos comunidades de vários estados e nota-se como é importante a realização do evento que trará um pedacinho de cada cultura para a cidade, desde as apresentações culturais, até as diversas culinárias que por sinal são bem diferentes da nossa, mas ao mesmo tempo retratará como o nosso país é rico em diversidade e que muitos elementos foram incorporados em nosso Estado e que também serão apresentados na festa, como por exemplo, a Folia de Reis, o forró, a festa do Divino e as festividades religiosas”, destacou o secretário.

Confira a programação completa:

Sexta-feira (07): Abertura com o grupo Folia de Reis de Cordeirópolis, mais a banda Pessoas Cinzas Normais;
Sábado (08): Trio Gamelera;
Domingo (09): Abertura Ademilson dos Teclados, logo após Lurdes Carneiro, com participação especial Fortaleza;
Sexta-feira (14): Show com Luiz Ayrão;
Sábado (15): Zé Ramalho cover.