70 ações: Secretaria de Meio Ambiente e Grupo Gaia dão início ao “Programa Garimpar”

Pensar no futuro da natureza faz parte dos cinco eixos que compõem as 70 ações de governo da atual administração. E o “Programa Garimpar” é uma das metas apresentadas pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, que serão desenvolvidas ao longo deste e do próximo ano, visando implantá-las na cidade de Cordeirópolis.

O “Programa Garimpar” tem como objetivo mostrar ao cidadão a importância de realizar a coleta seletiva em sua casa e, principalmente, aderi-la em sua vida. O Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem (GAIA), através do “Programa ViraSer”, promove ações de conscientização e mobilização voltadas à educação ambiental em todo o território nacional. Pensando num trabalho em conjunto, a Secretaria de Meio Ambiente após reuniões decidiu convidá-los para juntos darem início a esse programa que promete sensibilizar as famílias do município.

Para oficializar a parceria e mostrar as ideais e o que será desenvolvido a partir de agora, o consultor Técnico de Projetos, Geraldo Virginio e o gestor Técnico de Projetos do Grupo GAIA,Yuri Ongaro, vieram participar de uma reunião nesta quarta-feira (05) com o prefeito, Adinan Ortolan, juntamente com o secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra e o secretário de Serviços Públicos, Luiz Silva. “Este programa voltado à coleta seletiva é o primeiro e o passo mais importante para a população acreditar neste projeto e, assim conseguirmos dar o destino correto para o lixo, seja o que for reciclado ou os de resíduos que precisam ser levados ao aterro”, disse o prefeito, Adinan Ortolan.

Conforme o secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra, o programa faz parte do trabalho que já vem sendo desenvolvido pela equipe desde o ano passado sobre educação ambiental. “Será mais um projeto que reforçará a importância de cuidarmos da nossa natureza e atitudes simples como separar o lixo de maneira correta, contribui para diminuir a poluição dos solos e rios, que causam grandes problemas ambientais, consequentemente prejudicando a nossa própria saúde”, lembrou.

Neste mês de setembro a escola Maria Aparecida Pagoto Moraes, juntamente com o CEI Leonor Fortunato, mais a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Cordeiro realizarão com as crianças e os moradores uma pesquisa sobre a importância da coleta seletiva no município. “As nossas ações serão importantes para melhorar a quantidade e qualidade do material reciclável que vai para a cooperativa, gerando renda aos cooperados e diminuindo o acúmulo no aterro sanitário. Ter o apoio do Poder Público é de vital importância para a correta gestão dos resíduos sólidos e geração de benefícios coletivos. Esperamos que o “Programa ViraSer” possa potencializar o Garimpar no caminho de uma Cordeirópolis sustentável”, finalizou o consultor Técnico de Projetos, Geraldo Virginio.